Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 2 - Gravitação, Ondas e Termodinâmica - 10ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 10º - Capítulo 12.3 - Ex. 46
A figura mostra o gráfico tensão-deformação aproximado de um fio de teia de aranha, até o ponto em que se rompe com uma deformação de . A escala do eixo das tensões é definida por e Suponha que o fio tem um comprimento inicial de , uma área da seção reta inicial de e um volume constante durante o alongamento. Suponha também que quando um inseto se
choca com o fio, toda a energia cinética do inseto é usada para alongar o fio. (a) Qual é a energia cinética que coloca o fio na iminência de se romper? Qual é a energia cinética (b) de uma drosófila com uma massa de voando a e (c) uma abelha com uma massa de voando a ? O fio seria rompido (d) pela drosófila e (e) pela abelha?
Passo 1
(a)Belezoca galerinha, vamos considerar que todo o trabalho usado para deformar o fio é transformado em energia cinética . Então temos que:
Mas como calcular ?
Se liga só, por definição, o trabalho de uma força exercida na direção é definido por:
Mas agora que começa a malandragem, porque podemos lembrar das relações entre tensão e força, onde a tensão resutante de uma força que atua sobre uma superfície , pode ser dada como:
Onde é dado pra gente como área da seção reta inicial, , logo:
Além disso, temos que o alongamento é dado pela deformação vezes o comprimento , logo:
Substituindo essas informações na integral, obtemos:
Sendo assim, temos que:
Passo 2
Iradoso, a relação final do Passo 1 nos mostra um resultado importante: o trabalho é dado pelo produto da área de seção reta do fio pelo comprimento dele e pela área sob a curva . Calculando a área sob o gráfico da imagem do enunciado, a gente encontra:
Então assim:
Passo 3
(b)Da relação última encontrada no passo 2, vem, sabendo que e são a massa e a velocidade da drosófila:
Passo 4
(c) Contabilizando a energia cinética da abelha, temos:
Passo 5
(d) Nesse caso, a energia cinética encontrada da drosófila, não é suficiente para romper o fio, pois ela é menor que
Passo 6
(e)Como a energia cinética da abelha, é maior do que o trabalho necessário para romper o fio, , a gente pode concluir que a abelha rompe o fio.
Resposta
(a)
(b)
(c)
(d)Não
(e)Sim