Um foguete é lançado verticalmente do repouso, com uma aceleração ascendente constante de 1,75   m / s 2 . Após 22,0   s do lançamento, um tanque de combustível não mais necessário é desconectado do foguete. Um membro da tripulação mede que a velocidade inicial do tanque é 25,0   m / s e que ele se move perpendicularmente à trajetória do foguete. O tanque não sofre resistência significativa do ar, somente a força da gravidade, assim que se separa do foguete.

a) Com que velocidade o foguete se move no instante em que o tanque de combustível é ejetado?

b) Quais são os componentes horizontal e vertical da velocidade do tanque de combustível, assim que é ejetado, medido do ponto de vista de i) um membro da tripulação no foguete e ii) um técnico parado em solo?

c) Para qual ângulo em relação à horizontal o tanque ejetado inicialmente se move, do ponto de vista de i) um membro da tripulação no foguete e ii) um técnico parado em solo?

d) Qual altura máxima sobre a plataforma de lançamento o tanque ejetado atinge?

Passo 1

Fala aí! tudo certinho?

Nesse problema temos uma situação em que um foguete é lançado verticalmente do repouso, com uma aceleração ascendente constante de 1,75   m / s 2 . Após 22,0   s do lançamento, um tanque de combustível não mais necessário é desconectado do foguete. Um membro da tripulação mede que a velocidade inicial do tanque é 25,0   m / s e que ele se move perpendicularmente à trajetória do foguete.

A partir daí queremos determinar com que velocidade o foguete se move no instante em que o tanque de combustível é ejetado, quais são os componentes horizontal e vertical da velocidade do tanque de combustível, assim que é ejetado, medido do ponto de vista de i) um membro da tripulação no foguete e ii) um técnico parado em solo.

Além disso, queremos saber para qual ângulo em relação à horizontal o tanque ejetado inicialmente se move, do ponto de vista de i) um membro da tripulação no foguete e ii) um técnico parado em solo e qual altura máxima sobre a plataforma de lançamento o tanque ejetado atinge.

Muita coisa, não é?

Vamos por partes...

Passo 2

O tanque de combustível é ejetado após 22 s do lançamento. Queremos saber qual é a velocidade após 22 s de lançamento vertical com aceleração de 1,75 m / s 2 . Partindo do repouso, ou seja, com v 0 = 0 podemos usar a equação horária para a velocidade:

v = v 0 + a t = 0 + 1,75 ⋅ 22

v = 38,5 m / s

Então a velocidade do foguete é 38,5 m / s no instante que o tanque é ejetado.

Tranquilo até aqui?

Passo 3

  1. Do ponto de vista de um membro da tripulação, ele está se movimentando junto com o tanque, e não percebe seu movimento na vertical, apenas na horizontal. Então a componente vertical é zero v y = 0 e a componente horizontal é a mesma que a velocidade do tanque, ou seja, de v x = 25 m / s .
  2. Do ponto de vista de um engenheiro no solo, ele percebe tanto a velocidade vertical de 38,5 m / s , quanto a horizontal de 25 m / s . Assim v y = 38,5 m / s e v x = 25 m / s .

Show?

Passo 4

O ângulo pode ser determinado pelo arco tangente da razão das componentes vertical e horizontal α = t g - 1 ( v y / v x ) .

  1. Para um membro da tripulação, v y = 0 ,   v x = 25 m / s , assim o ângulo é:
  2. α = t g - 1 0 25 = 0 °

    Ou seja, ele enxerga como um lançamento horizontal.

  3. Para um engenheiro no solo, ele vê o lançamento com duas componentes. Daí o ângulo vai ser diferente:

α = t g - 1 38,5 25 = 57 °

Bacana, não é?

Passo 5

Quando o tanque é ejetado ele possui uma velocidade vertical de 38,5 m / s , e vai continuar subindo, mas o módulo da velocidade vai diminuindo, pois ali vai agir a gravidade e puxar o tanque pra baixo. Ele atinge a altura máxima quando a velocidade dele zera. A partir daí ele começa a acelerar em direção ao chão.

Mas o problema quer a altura máxima em relação à plataforma de lançamento, então precisamos determinar duas distâncias. A que ele percorre durante os primeiros 22 segundos, e depois quando é ejetado, que é a situação que falei ali em cima.

Nos primeiros segundos podemos usar a equação de movimento:

y = y 0 + v 0 t + a t 2 2

Como ele foi lançado do chão y 0 = 0 , e partiu do repouso v 0 = 0 , a aceleração dele é de 1,75 m / s 2 e o tempo foi de 22 s :

y = 0 + 0 + 1,75 ⋅ 22 2 2 = 423,5 m

Depois de ejetato, ele parte de uma velocidade de 38,5 m / s e a altura máxima é atingida quando v = 0 . A aceleração agora é da gravidade e aponta para baixo. A distância percorrida durante essa desaceleração vai ser d :

v 2 = v 0 2 - 2 g d

0 = 38,5 2 - 2 ⋅ 9,8 ⋅ d

d = 1482,25 19,6 = 75,625 m

A distância total vai ser a soma desses dois valores:

h = 423,5 + 75,625 = 499,12 m

E aí! O que achou? Responde Aí!

Resposta

a )   38,5 m / s

b ) i )   v x = 25 m / s  

v y = 0

i i )   v x = 25 m / s

v y = 38,5 m / s

c )   i )   0 °  

i i ) 57 °

d ) 499,12 m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bola de beisebol é golpeada junto ao chão. A bola atinge a altura máxima 3,0s após ter sido golpeada. Em seguida, 2,5s após ter atingido a altura máxima, a bola passa rente a um alambrado que está
Um projétil está sendo lançado do nível do chão, sem sofrer resistência do ar. Você quer evitar que ele penetre uma camada de inversão de temperatura na atmosfera a uma altura h sobre o solo. a) Qual
Um vaso de flores cai do peitoril de uma janela e passa pela janela de baixo. Despreze a resistência do ar. Ele leva 0,420s para passar por essa janela, cuja altura é igual a 1,90m . Qual é a distânci
Um malabarista se apresenta em uma sala cujo teto está a 3,0m do nível de suas mãos. Ele joga uma bola para cima, de modo que ela chega ao teto. a) Qual é a velocidade inicial da bola? b) Qual é o tem
Um avião voa a uma velocidade de 90,0m / s , a um ângulo de 23,0 ° acima da horizontal. Quando está a 114m diretamente sobre um cachorro parado no nível do solo, uma mala cai do compartimento de bagag