Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 59
Um projétil é lançado com velocidade formando um ângulo com a horizontal. O ponto de lançamento está situado a uma altura acima do solo.
- Desprezando a resistência do ar, mostre que a distância horizontal percorrida pelo projétil antes de ele atingir o solo é dada por:
Verifique que, se o ponto de lançamento estivesse situado no mesmo nível do solo, isto é, , essa expressão se reduziria ao alcance horizontal encontrado no Exemplo .
b) Para o caso e , faça um gráfico de em função do ângulo de lançamento para valores de de a . Seu gráfico deve mostrar que é igual à zero para , mas é diferente de zero para ; explique a razão disso.
c) Vimos no Exemplo que, quando o projétil atinge o solo no mesmo nível em que ele é lançado, o alcance horizontal é máximo para . Para o caso desenhado no item o ângulo de lançamento para o alcance horizontal máximo é igual a, maior que ou menor que ?
(Este problema fornece um resultado geral para o lançamento de um projétil lançado de um ponto mais elevado do que o ponto onde ele atinge o solo.).
Passo 1
Oi, galerinha! Tudo bom?
A questão é longa, mas vamos com calma!
Nesse problema temos um projétil lançado com velocidade formando um ângulo com a horizontal. O ponto de lançamento está situado a uma altura acima do solo.
Com isso, desprezando a resistência do ar, temos que mostrar que a distância horizontal percorrida pelo projétil antes de ele atingir o solo é dada por:
Agora para o caso e , temos que fazer um gráfico de em função do ângulo de lançamento para valores de de a . A partir dele devemos mostrar que é igual à zero para , mas é diferente de zero para e por último o ângulo de lançamento para o alcance horizontal máximo é igual a, maior que ou menor que ?
Muita coisa, não é?
Veja só!
Passo 2
Começando pela letra a), vamos fazer um esqueminha do lançamento aqui pra ficar mais claro tá?
Para acharmos a distância horizontal percorrida, que eu vou chamar de , teremos que analisar separadamente os movimentos vertical e horizontal do projétil, beleza?
Bora lá!
Passo 3
Vamos começar pelo movimento horizontal. Como em um lançamento obliquo o movimento horizontal é um movimento retilíneo uniforme, temos que:
Isso porque não há aceleração na horizontal.
Considerando que , temos:
Note que a equação dada na questão não está em função do tempo, então vamos utilizar o movimento vertical para acharmos o tempo
O movimento vertical é um movimento uniformemente acelerado, sendo a aceleração igual a gravidade, então temos que:
Sabendo que:
Temos:
Podemos reorganizar:
Resolvendo pela fórmula de Báskara:
Perceba que:
E como o tempo é um valor positivo, temos que:
Tranquilo até aqui?
Passo 4
Agora só temos que substituir o valor de na expressão para a distância percorrida e chegamos na fórmula desejada:
Show?
Passo 5
Vamos só verifica rapidinho o que a questão pede para verificarmos.
Fazendo nessa expressão:
Teremos:
Juntando os termos semelhantes:
Mas pela identidade trigonométrica daí temos a relação do alcance que já conhecemos:
Estamos quase lá!
Passo 6
Até que enfim chegamos na letra b!!
Para e a expressão para fica:
Quando temos temos que o projétil é lançado diretamente na direção vertical, ou seja, pra cima ou para baixo. Assim o movimento na horizontal é nulo, por isso para .
Já quando , o vetor velocidade é puramente horizontal e por isso é diferente de zero, e se não temos uma altura inicial, o objeto vai se mover apenas na direção horizontal.
Bacana, não é?
Passo 7
E por último, a letra c
Analisando o gráfico vemos que o máximo de é atingido em um ângulo menor do que .
E aí! o que achou? Responde Aí!