Irmãos gêmeos idênticos estão de pé sobre uma ponte horizontal, e cada um joga uma pedra na vertical para baixo, em direção à água sob a ponte. Eles jogam as pedras exatamente ao mesmo tempo, mas uma delas atinge a água antes da outra. Como isso é possível? Explique o que eles fizeram de diferente. Ignore quaisquer efeitos da resistência do ar.

Passo 1

Vamos pensar no movimento dessa pedra durante a queda. Suponha que a altura y = 0 é a altura da ponte onde estão os dois irmãos, nesse caso a distância percorrida pela pedra em algum instante t é:

y = y 0 + v o t + g t 2 2

(Nesse caso + y aponta para baixo) Aí estão todas as variáveis que interferem no movimento da pedra.

Passo 2

Como os dois estão sobre a mesma ponte horizontal, o valor de y 0 é igual para os dois. A aceleração da gravidade g também é igual para os dois.

A única diferença possível é que as velocidades iniciais sejam diferentes. Isso pode acontecer, por exemplo, se um dos irmãos simplesmente soltar a pedra e o outro jogar com força para baixo.

Resposta

As velocidades iniciais são diferentes.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma atleta saltando verticalmente de um trampolim deixa a superfície com uma velocidade de 8,5 m/s para cima. Que altura máxima ela alcança?a. 13 mb. 2,3 mc. 3,7 md. 0,27 me. A resposta não pode ser d
Utilize a transformação dada pela Equação 3.52 para calcular as componentes do vetor a’ da Figura 3.5 no sistema de coordenadas ( x ,y ) .
A posição de uma partícula em movimento é dada por r t = ( 20m / s× t ) i- ( 4,9 m / s 2× t 2 ) j . A) Calcule a velocidade v ( t ) e a aceleração a ( t ) da partícula. Que tipo de movimento a partícu
Um corpo cai da altura h, partindo do repouso. Os tempos gastos na primeira e na segunda metade da queda são t 1et 2 , respectivamente. Calcule t 2 t 1 .
Um corpo cai da altura h com velocidade inicial v o para baixo. Calcule:a) O tempo de queda.B) A velocidade final do corpo.