Um jogador de futebol americano faz um lançamento (manual) a um ângulo de 36,5° acima da horizontal, em um ponto distante 3,50 m do ponto de onde partiu, 2,50 s antes, aquele que deve receber o passe. A rapidez deste companheiro é constante, de 7,50 m/s Para que a bola chegue às mãos do companheiro, com que rapidez o lançamento deve ser feito? Suponha a bola lançada e recebida à mesma altura. (Ignore a resistência do ar.)
Passo 1
E aí galera, beleza? Bom... Se você não entende nada de futebol americano não precisa se desesperar porque esse problema é física pura. Primeiro tenta sempre visualizar a situação acontecendo. Mas se não conseguiu visualizar, analisa a figura abaixo.
O problema envolve o lançador e o receptor. O receptor inicialmente está a 3,5 m do lançador, na linha de scrimmage como apresentado na imagem. O receptor começa a correr a uma velocidade constante de 7,5 m/s e depois de 2,5 s a bola é lançada. O problema quer saber a velocidade de lançamento para que o receptor possa pegar a bola.
Podemos notar que o tempo de vôo da bola e de corrida após os 2,5 s deve ser o mesmo para que o receptor consiga interceptar a bola.
Primeiro vamos dividir o problema em movimento do receptor e movimento da bola e aí vamos relacionar os dois movimentos.
Primeiro vamos ao movimento do receptor:
Ele está em movimento com velocidade constante, portanto as equações de movimento uniforme regem seu movimento. Vamos usar as nomenclaturas do desenho para facilitar.
Onde
Passo 2
O movimento da bola é regido pelas equações do movimento oblíquo que é a junção de um movimento uniforme e um movimento uniformemente variado.
Temos que:
Onde .
Passo 3
Agora vamos relacionar as equações:
Mas:
Então:
Temos também que:
Então:
Podemos dizer ainda que:
Então chegamos a seguinte equação:
Para acharmos a velocidade inicial precisamos saber o tempo de voo da bola.
Otempo de voo é dado por:
Agora podemos substituir para termos somente termos em função de na equação:
Temos:
Resolvendo, podemos encontrar o valor: