Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 1- Ed: 10º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 67
Um livro de 2,50 kg é forçado contra uma mola de massa desprezível com uma constante da mola igual a 250 N/m, comprimindo a mola até uma distância de 0,250 m. Quando ela é liberada, o livro desliza sobre o topo de uma mesa horizontal com coeficiente de atrito cinético = 0,30. Use o teorema do trabalho-energia para calcular a distância máxima que o livro pode percorrer desde sua posição inicial até atingir o repouso.
Passo 1
Oi, pessoal! Tudo joia?
Primeiro de tudo vamos entender o que a questão pede, ok?
A força do livro que comprime a mola faz com que ela se deforme e armazene energia potencial elástica. Essa energia potencial elástica será transformada em energia cinética promovendo o movimento do bloco. Para calcular a distância que esse bloco anda vamos calcular sua velocidade inicial e sua aceleração, assim usando Torricelli conseguimos descobrir a distância percorrida pelo bloco após solto da mola.
Vamos anotar as informações
Beleza, agora simbora pros cálculos!
Passo 2
Como a energia cinética se transformará em energia potencial elástica, temos:
Encontramos a velocidade que o livro possui ao ser liberado da mola.
Passo 3
Após isso ele deslizará sobre um percurso que contém atrito. Então, a única força que atua nele é a força de atrito e será dada por:
Aplicando a 2ª lei de Newton no livro em movimento sobre a mesa:
Bom, achamos o módulo da aceleração.
Passo 4
Agora para achar a distância percorrida podemos utilizar Torricelli. Lembre-se que como o bloco desacelera, o sinal da aceleraç��o é negativo. Além disso a velocidade final é nula, pois ele para de se movimentar.
Prontinho, fim da questão!