Uma malabarista joga bolas ao ar enquanto realiza outras atividades. Em um ato, ela joga uma bola verticalmente para cima e, enquanto a bola está no ar, ela corre até uma mesa a 5,50 m de distância, a uma velocidade escalar constante de 2,50 m/s, e retorna bem a tempo de apanhar a bola em queda. a) Qual é a velocidade inicial mínima com que ela deve jogar a bola para cima de modo a realizar esse feito? b) A que altura da sua posição inicial está a bola quando a malabarista chega à mesa?
Passo 1
Oi, galerinha! Tudo bom? Nessa questão temos duas ações: uma é o lançamento da bolinha verticalmente; e a outra é o percurso da malabarista horizontalmente. Então vamos ter que relacionar essas duas ações.
Vamos calcular o tempo que leva para correr até a mesa e retornar. Este é o tempo no ar para quando joga a bola. A bola lançada está em queda livre depois. Vamos super que a resistência do ar possa ser desprezada.
Algumas considerações importantes antes de seguir:
Para a bola lançada, vamos considerar que seja positivo para cima.
A aceleração em é: .
A posição da bola quando retorna ao seu ponto inicial é zero.
Passo 2
- Vamos começar achando o tempo que a malabarista leva para fazer o percurso
- O tempo que a malabarista chega a mesa será a metade do tempo que ela leva para ir e voltar. Sendo assim, vamos encontrar quando :
Como ela vai e volta, temos que . Com isso, ficamos com
Então temos que, para a posição da bola no ponto 0, e a aceleração, .
Temos que:
a posição no tempo , é a velocidade inicial.