Enunciado
Física - Fundamentos de Física - Mecânica Volume 1 - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 2.7 - Ex. 39
Os maquinistas de dois trens percebem, de repente, que estão em rota de colisão. A Fig. mostra a velocidade dos trens em função do tempo enquanto estão sendo freados. A escala vertical do gráfico é definida por . O processo de desaceleração começa quando a distância entre os trens é . Qual é a distância entre os trens quando, finalmente, conseguem parar?
Passo 1
Pessoal, vamos primeiro tentar retirar todas as informações do gráfico. Podemos notar que há duas retas, cada uma representando a velocidade de cada um dos maquinistas. Vamos chamar de maquinista A o que possui uma reta decrescente e de maquinista B o que possui a reta pontilhada crescente.
Podemos concluir que os dois maquinistas possuem velocidades com sinais opostos, logo eles estão em sentidos diferentes (como diz o enunciado, os trens estão em risco de colidir).
Podemos achar o deslocamentoatravés da área do gráfico da velocidade em função do tempo, de modo que
Ou seja, o deslocamento é igual a área sob a curva decrescente, enquanto que é igual a área da curva crescente. Então partiu calcular esses valores ai...
Passo 2
Deslocamento do maquinista A:
Observando o gráfico temos a velocidade inicial é e . A área que corresponde ao é um triângulo retângulo com catetos iguais a e . Logo:
Isso quer dizer que o trem do maquinista A se deslocou até parar.
Deslocamento do maquinista B:
Observando o gráfico temos a velocidade inicial é e . A área que corresponde ao é um triângulo retângulo com catetos iguais a e. Logo:
Portanto, temos que o trem do maquinista B se deslocou até parar.
Dessa maneira, a distância que eles se encontram após pararem, é dada pela diferença do trajeto total de, tal que:
Resposta
R: