Uma mulher de está na parte de trás de uma balsa de e de de comprimento, que flutua em águas calmas. A balsa está a de um cais fixo, como mostrado na figura 8-52. (a) A mulher caminha para a frente da balsa e para. Qual é a distância, agora, da balsa ao cais? (b) Enquanto a mulher caminha, ela mantém uma rapidez constante de em relação à balsa. Determine a energia cinética total do sistema (mulher mais balsa) e compare sua resposta com o valor que teria a energia cinética se a mulher caminhasse a sobre a balsa presa ao cais. (c) De onde vêm essas energias cinéticas e para onde vão quando a mulher para na frente da balsa? (d) Quando em terra, a mulher é capaz de lançar um peso de chumbo até uma distância de . Agora, na parte de trás da balsa, ela atira o peso para a frente com a mesma velocidade em relação a ela que ele tinha quando foi lançado em terra. Aproximadamente, em que ponto o peso irá cair?
Passo 1
- Vamos lá, essa é bem cascuda. Vamos chamar de a massa da mulher e a massa da balsa. A distância da balsa ao píer depois de a mulher andar para a frente da balsa:
- A energia cinética da situação é:
- Toda a energia provém da energia que a mulher transmite ao sistema.
- Depois que o tiro do peso de chumbo deixa a mão da mulher, o sistema constitui uma referencial inercial. Nesse referencial, o tiro tem a mesma velocidade inicial que tinha o tiro de no referencial da terra. Assim, no referencial do sistema mulher-balsa, o tiro também tem um alcance de , e cai em frente à balsa.
A posição do centro de massa vai ser dada por:
Como não há força externa, o centro de massa não se move.
Isolando
Substituindo valores:
Na primeira equação:
Passo 2
Agora a gente acha essas velocidades. Se liga: as duas vão ser em relação ao cais.
Substituindo:
Com a balsa amarrada ao píer:
Passo 3
Passo 4
Resposta
- e
- Toda a energia provém da energia que a mulher transmite ao sistema.