Como parte do treinamento para poder permanecer em órbita, astronautas pilotam um avião que voa ao longo de uma trajetória parabólica como um projétil em queda livre. Explique como a sensação existente nesse caso é a mesma que a experimentada em órbita quando o peso aparente é igual a zero
Passo 1
Faaaaala meu povo, bora iniciar mais um livrinho com a gente!
Bem pessoal, cair em direção à Terra em um caminho parabólico (como o de um objeto em queda normal) produz a mesma aparente ausência de peso que um astronauta experimenta ao orbitar a Terra porque em ambos os cenários, os astronautas estão caindo.
No caso da superfície da Terra, nosso caminho é sempre direcionado para o centro da Terra devido à presença da gravidade da Terra puxando objetos para dentro em direção ao seu centro.
No entanto, sabemos pela leitura do capítulo que se mantivéssemos uma velocidade alta o suficiente para nos mover lateralmente (perpendicular ao vetor descendente da gravidade) de modo que a curvatura da Terra se tornasse um fator grande o suficiente, na verdade cairíamos ao redor da Terra!
Portanto, podemos concluir que a sensação é provocada porque ambos estão caindo de alguma forma (seja diretamente para baixo ou orbitalmente).
Belezinha? Te vejo na próximaaaaa!