Enunciado

Uma placa metálica fina de massa M tem forma retangular com lados a e b. Use o teorema dos eixos paralelos para determinar seu momento de inércia em relação a um eixo perpendicular ao plana da placa passando por um dos seus vértices.

Passo 1

Oi oi gente, tudo bem com vocês?

Vamos fazer essa questão aqui juntos?

Vem comigo e vamos passo a passo!!!

I P = I c m + M d 2

Da figura:

I e m = 1 12 M a 2 + b 2

A distância d do cm até o ponto P é:

d = ( a / 2 ) 2 + ( b / 2 ) 2

Então,

I P = I c m + M d 2 = 1 12 M a 2 + b 2 + M 1 4 a 2 + 1 4 b 2 = 1 12 + 1 4 M a 2 + b 2 =

1 3 M a 2 + b 2

Resposta

1 3 M a 2 + b 2

Exercícios de Livros Relacionados

Um pêndulo é constituído por uma esfera uniforme maciça com massa M e R raio suspensa pela extremidade de uma haste leve. A distância entre o ponto de suspensão na extremidade superior da haste e o ce
Considere um corpo rígido constituído por uma placa plana fina de forma arbitrária. Suponha que o corpo esteja sobre o plano xy e imagine que a origem seja um ponto O no interior ou no exterior do corp
O prato de discos de um fonógrafo antigo possui energia cinética igual a 0.0250 J quando gira com 45.0 rev/min. Qual é o momento de inércia do prato do fonógrafo em relação ao eixo de rotação?
Calcule o momento de inércia de um aro (um anel fino) de raio R e massa M em relação a um eixo perpendicular ao plano do aro passando pela sua periferia.
Em relação à qual eixo uma esfera uniforme de madeira leve possui o mesmo momento de inércia de uma casca cilíndrica de chumbo de mesma massa e raio em relação a um diâmetro?