Uma reação nuclear. A fissão, processo que fornece energia para um reator nuclear, ocorre quando um núcleo pesado é dividido em dois núcleos com pesos médios. Uma dessas reações ocorre quando um nêutron colide com um núcleo de 235U (urânio) dividindo-o em um núcleo de 141Ba (bário) e um núcleo de 92Kr (criptônio). Nessa reação, dois nêutrons também são emitidos do núcleo de 235U original. Antes da colisão, a configuração é indicada na Figura 8.49a. Depois da colisão, o núcleo de 141Ba se move no sentido do eixo +Oz e o núcleo de 92Kr se move no sentido do eixo -Oz. Os três nêutrons passam a se mover no plano xy como mostra a Figura 8.49b. Sabendo que o módulo da velocidade do nêutron original é de
e que o módulo da sua velocidade final é de com as direções indicadas, quais são as velocidades dos outros dois nêutrons e o que você pode afirmar sobre as velocidades dos núcleos 141Ba e 92Kr? (A massa do núcleo de 141Ba é aproximadamente igual a kg e a do núcleo de 92Kr é aproximadamente igual a .)
Passo 1
Determinaremos as velocidades dos nêutrons usando a lei da conservação do momento. A lei da conservação do momento diz que o momento de um sistema é preservado se nenhuma força externa atuar sobre esse sistema.
O enunciado nos diz que:
Passo 2
Vamos dividir o movimento, inicialmente temos
Para os nêutrons:
Em X:
Em Y:
Reorganizando: