Uma rede de difração quadrada com área de 25.0   c m 2 tem resolução de 22   000 na quarta ordem. Em que ângulo devemos olhar para ver um comprimento de onda de 510   n m na quarta ordem?

Passo 1

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, TUDO BEM CONTIGO? espero que sim, simbora resolver mais um problema. Bem, podemos usar a equação de grade e o poder de resolução da grade para determinar uma expressão para o ângulo em que você deve olhar para ver um comprimento de onda de 510   n m na quarta ordem. Pegou a visão? Então se liga aí, é hora de responder a questão! (Referências)

Passo 2

Primeiramente, os máximos de interferência em um padrão de difração estão em ângulos θ dados por (onde m = 1 ,   2 ,   3 ,   … ):

d sin ⁡ θ = m λ (1)

O poder de resolução R é dado por (onde N é o número de fendas e m a ordem do número):

R = m   N

Relacionando d à largura w da grade, temos:

d = w N

Substituindo N na equação do poder de resolução, obtemos:

R = m w d

d = m   w R

Substituindo d na equação (1):

m   w R sin ⁡ θ = m λ

w R sin ⁡ θ = λ

sin ⁡ θ = R λ w

θ = sin - 1 ⁡ R λ w

Substituindo as variáveis por valores numéricos e calculando θ :

θ = sin - 1 ⁡ 22.000 510   n m 5.00   c m

θ = 13.0 °

PRONTO, temos tudo o que a questão pediu, MENOS UMA, é tudo por hoje, bons estudos e fica bem ;)

Resposta

θ = 13.0 °

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A luz visível incide perpendicularmente em uma rede com 315 r a n h u r a s / m m . Qual é o maior comprimento de onda para o qual podem ser observadas linhas de difração de quinta ordem?
Talvez para confundir os predadores, alguns besouros girinídeos tropicais são coloridos por interferência ótica produzida por escamas cujo alinhamento forma uma rede de difração (que espalha a luz ao
Demonstre a seguinte expressão para a intensidade luminosa da figura de difração produzida por uma “rede” de três fendas: I = 1 9 I m 1 + 4 cos ⁡ ϕ + 4 cos 2 ⁡ ϕ Onde ϕ = 2 π d sen ⁡ θ / λ e a ≪ λ .
Uma rede de difração é feita de fendas com 300n m de largura, separadas por uma distância de 900n m . A rede é iluminada com luz monocromática de comprimento de onda λ = 600n m e a incidência é normal
Uma rede de difração possui 400r a n h u r a s / m m . Quantas ordens do espectro visível ( 400 - 700n m ) a rede pode produzir em um experimento de difração, além da ordem m = 0 ?