"Relativamente" é uma palavra importante. Na Fig. 9-72, o bloco E de massa m e =   1,00   k g e o bloco D de massa m D   =   0,500   k g são mantidos no lugar com uma mola comprimida entre os dois blocos . Quando os blocos são liberados, a mola os impulsiona e os blocos passam a deslizar em um piso sem atrito. (A mola tem massa desprezível e cai no piso depois de impulsionar os blocos.) (a) Se a mola imprime ao bloco E uma velocidade de 1,20   m / s relativamente ao piso, que distância o bloco D   percorre em 0 , 800   s ? (b) Se, em vez disso, a mola imprime ao bloco E uma velocidade de 1,20   m / s relativamente ao bloco D , que distância o bloco D percorre em 0,800   s ?

Passo 1

Então galera , de acordo com a lei de conservação do momento, temos que :

m D v D   +   m E v E   =   0  

0,500   k g v D   +   ( 1,00   k g ) ( - 1,20   m / s )   =   0

o que nos dá v D   =   2,40   m / s .

Assim, usando a equação do movimento uniforme :

Δ x   =   v D t   =   ( 2,40   m / s ) ( 0,800   s )   =   1,92   m

Passo 2

Nesse caso, m D v D   +   m E   ( v D   -   1,20   m / s )   =   0 , o que nos dá :

v D = 1,2 m s m E m E + m D = 1,2 m s 1 k g 1 k g + 0,5 k g = 0,8 m s

Assim, Δ x   =   v D   t = 0,8 m s * 0,8 s =   0 , 640   m

Resposta

Respectivamente:

Δ x   =   1,92   m

Δ x   =   0,640     m

Tranquilo galera? Bora resolver mais questões então

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para manter os registros de recordes consistentes, de ano para ano, as associações de beisebol checam, aleatoriamente, o coeficiente de restituição entre novas bolas de beisebol e superfícies de madei
Verdadeiro ou falso:A quantidade de movimento linear total de um sistema pode ser conservada mesmo quando a energia mecânica do sistema não o é.Para que a quantidade de movimento linear total de um si
Mostre que, se duas partículas têm a mesma energia cinética, então as magnitudes de suas quantidades de movimento são iguais apenas se elas têm a mesma massa.
A partícula A tem duas vezes a quantidade de movimento e quatro vezes a energia cinética da partícula B. Qual é a razão entre as massas das partículas A e B? Explique seu raciocínio.
Usando unidades SI, mostre que a razão entre as unidades do quadrado da quantidade de movimento e da massa é o joule.