Quando um satélite descreve uma órbita suficientemente baixa, ele sofre arraste do ar da atmosfera terrestre. Como a força de arraste do ar produz um trabalho negativo (a força de arraste do ar possui sentido contrário ao do movimento). A energia mecânica diminui. De acordo com a Equação (12.13), quando E diminui (torna-se mais negativa) o raio r da órbita diminui. Se o arraste do ar for suficientemente pequeno, a órbita pode ser considerada circular com uma diminuição contínua do raio. a) De acordo com a Equação (12.10), quando o raio r de uma órbita circular diminui, a velocidade orbital v do satélite aumenta. Como você pode conciliar esse resultado com o fato de que a energia mecânica diminui? (Sugestão: É a força de arraste do ar a única força que realiza trabalho sobre o satélite quando o raio da órbita diminui?) b) Devido à força de arraste do ar o raio da órbita circular diminui de r para r - ∆ r , onde o valor positivo r é muito menor do que ∆ r . A massa do satélite é igual a m . Mostre que o aumento da velocidade orbital é dado por ∆ v = + ( ∆ r / 2 ) G m T / r 3 ; que a variação da energia cinética é dada por ∆ K = + ( G m T m / 2 r 2 )   ∆ r ; que a variação da energia potencial gravitacional é dada por ∆ U - 2 ∆ K = - ( G m T m / r 2 ) ∆ r ; e que a força de arraste do ar produz um trabalho dado por W = - ( G m T m / r 2 ) ∆ r Interprete esses resultados com base em seus comentários da parte (a). c) Um satélite com massa igual a 3000 kg está inicialmente em uma orbita circular a 300 km acima da superfície da Terra. Sua altura diminui para 250 km. graças à força de arraste do ar. Calcule a velocidade orbital inicial; o aumento da velocidade orbital; a energia mecânica inicial; a variação da energia cinética; a variação da energia potencial gravitacional; a variação da eergia emcanica e o trabalho realizado pela força de arraste do ar. d) Um satélite passa a se mover em uma altura tão baixa que ele se queima e seus restos se espalham na superfície da Terra. O que ocorreu com a sua energia mecânica inicial?

Passo 1

E aí galera.

Bom, aqui aplique a relação trabalho-energia na forma W = Δ E , onde E = K + U . A velocidade v está relacionada ao raio da órbita pela equação da órbita circular:

v = G m T r .

m T = 5,97 × 10 24   k g

Passo 2

  1. Ao passar para uma órbita mais baixa por qualquer meio, a gravidade faz um trabalho positivo e, portanto, a velocidade aumenta.
  2. Passo 3

  3. Como
  4. v = G m T 1 / 2 r - 1 / 2

    Então

    ∆ v = G m T 1 / 2 - ∆ r 2 G m T r 3 .

    Observe que um Δ r positivo é dado como diminuição do raio. Da mesma forma, a energia cinética é

    K = 1 2 m v 2 = 1 2 G m T m r  

    E então

    ∆ K = 1 2   G m T m r 2   ∆ r

    E

    ∆ U = - G m T m r 2   ∆ r

    W = ∆ U + ∆ K = - G m T m 2 r 2 ∆ r

     

    Passo 4

  5. v = G m T r = 7,72 × 10 3   m / s

    ∆ v = ∆ r 2   G m T r 3 = 28,9   m / s ,

    E = - G m T m 2 r = - 9,95 × 19 10 J

    ∆ K = G m T m 2 r 2 ∆ r = 6,70 × 10 8   J ,

    ∆ U = - 2 ∆ K = - 1,34 × 10 9 J

    E

    W = - ∆ K = - 6,70 × 10 8 J .

    Passo 5

  6. Como o termo “queima” sugere, a energia é convertida em calor ou é dissipada nas colisões dos detritos com o chão.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

58 . Mostre que o período mínimo de um satélite em órbita em torno de um planeta esférico de densidade uniforme ρ é T m í n = 3 π G ρ í independente do raio do planeta.
49 . Suponha que você seja ágil o suficiente para correr através de uma superfície horizontal a 8,50m / s , independentemente do valor do campo gravitacional. Qual seria ( a ) o raio e ( b ) a massa d
Um satélite orbita o Sol com período de translação de 1,0 dia. Qual é o raio da órbita?
11.16E Um satélite de comunicação tem órbita circular com raio 4,22 × 10 4km . Calcule a energia por quilograma do satélite gasta para desloca-lo desde a superfície da Terra e colocá-lo em órbita.
11.13E Os satélites de comunicação devem parecer estacionários quando vistos de um ponto fixo na Terra. Isso significa que eles devem orbitar em círculos no plano do equador do equador, com período ig