Na situação "antes" da Fig. 9-60, o carro (com uma massa de ) está parado em um sinal de trânsito quando é atingido na traseira pelo carro B (com uma massa de). Os dois carros derrapam com as rodas bloqueadas até que a força de atrito com o asfalto molhado (com um coeficiente de atritode ) os leva ao repouso depois de percorrerem distâncias e . Qual é a velocidade escalar (a) do carro e (b) do carro no início da derrapagem, logo após a colisão? (c) Supondo que o momento linear é conservado na colisão, determine a velocidade escalar do carro pouco antes da colisão. (d) Explique por que esta suposição pode não ser realista.
Passo 1
- Oi, galerinha! Tudo bom? Para achar a velocidade do carro , vamos precisar antes achar a aceleração de acordo com os dados do enunciado.
- Da mesma forma que no item anterior :
- Bom pessoal, seja a velocidade do carro imediatamente antes do choque. De acordo com a lei de conservação do momento linear, temos que :
- Bom galera, para que o momento linear seja conservado em uma colisão, temos que considerar somente a força de contato entre os objetos e desprezar a força de atrito exercida pelo asfalto sobre os carros, o que é uma hipótese irreal.
O módulo da desaceleração de cada carro é dada por :
Se um dos carros para depois de percorrer uma distância , a velocidade do carro logo após o choque, por ser um movimento uniformemente variado, é dada por :
Como e já sabemos quem é a aceleração, temos:
Assim,
Substituindos os dados do enunciado,
Passo 2
Passo 3
O que nos dá :
Passo 4
Resposta
- Para que o momento linear seja conservado em uma colisão, temos que considerar somente a força de contato entre os objetos e desprezar a força de atrito exercida pelo asfalto sobre os carros, o que é uma hipótese irreal.