Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 2.5 - Ex. 47
O Sonic Wind (Vento Sônico) No. 2 é uma espécie de trenó movido por um foguete, usado para investigar os efeitos fisiológicos de acelerações elevadas. Ele se desloca em uma pista retilínea
com de comprimento. Partindo do repouso, pode atingir uma velocidade de em .
a) Calcule a aceleração em , supondo que ela seja constante. b) Qual a razão entre essa aceleração e a aceleração de um corpo em queda livre ()? c) Qual a distância percorrida em ? d) Um artigo publicado por uma revista afirma que, no final de uma corrida, a velocidade desse trenó diminui de até zero em e que durante este intervalo de tempo a aceleração é maior que . Esses valores são coerentes?
Passo 1
Opa, bora resolver esse problema! Aqui temos um trenó que é movido por um foguete e se desloca em uma linha reta de comprimento igual a .
O enunciado diz que ele consegue atingir uma velocidade de em partindo do repouso!
Sabendo disso a primeira coisa que devemos responder é a aceleração do trenó, considerando que ela seja constante. Vamos analisar os dados:
Passo 2
- Temos o tempo, a velocidade inicial, a velocidade e queremos encontrar a a aceleração, então vamos utilizar a seguinte equação:
- Sabemos que a aceleração de um corpo em queda livre é de:
- Para calcularmos a distancia percorrida vamos utilizar a equação que já conhecemos bem:
- Aqui, sabemos que a velocidade diminui de até zero, , o que implica a uma desaceleração.
Passo 3
Para sabermos a razão da aceleração que encontramos no intem a) com a aceleração da gravidade:
Passo 4
Passo 5
O tempo que isso ocorre é de
Vamos usar calcular a aceleração, supondo que esta seja constante, utilizando
: .
Sua razão é:
Se a aceleração enquanto o trenó estiver parando for constante, a magnitude da celeração será de apenas 20,6 g. Mas se a aceleração não é constante, é certamente possível que em algum momento a aceleração instantânea poderia ser tão grande como 40g.
É razoável que, para esse movimento, a aceleração seja muito maior do que g.
Resposta
É razoável que, para esse movimento, a aceleração seja muito maior do que g.