Um submarino pode usar o sonar (som se propagando na água) para determinar sua distância a outros objetos. O tempo entre a emissão de um pulso sonoro (um “ping”) e a detecção de seu eco pode ser usado para determinar tais distâncias. Alternativamente, medindo o tempo entre recepções sucessivas de eco de um conjunto de pings uniformemente afastados no tempo, a rapidez do submarino pode ser determinada comparando-se o tempo entre os ecos com o tempo entre os pings. Suponha que você seja o operador do sonar em um submarino que viaja, debaixo d’água , com velocidade constante. Sua embarcação está na região oriental do Mar Mediterrâneo, onde sabe-se que a rapidez do som vale 1522 m/s. Se você emite pings a cada 2,00 s e seu aparelho recebe ecos refletidos de uma montanha submarina a cada 1,98 s, com que rapidez seu submarino está viajando?
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.
Para resolver este problema, vamos tentar visualizar a situação. O submarino emite um pulso sonoro, ou ping, que viaja na velocidade de 1522 m/s, e ao bater na parede este ping volta para o submarino.
É importante perceber que o submarino não fica parado esperando o pulso voltar, ele está se movimentando com sua velocidade.
Então vamos expressar a distância entre os pulsos como, a distância que o submarion viaja mais a distância com que o pulso é recebido.
Temos que:
Logo:
Passo 2
A velocidade do submarino pode ser expressa por: