Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 9.4 - Ex. 48
Suponha que o cilindro maciço do dispositivo descrito no Exemplo 9.9 (Seção 9.4) seja substituído por uma casca cilíndrica com o mesmo raio e com a mesma massa . O cilindro é ligado ao eixo por meio de raios com momentos de inércia desprezíveis.
a) Calcule a velocidade da massa m suspensa no instante em que ela atinge o solo.
b) Use os conceitos de energia para explicar por que a resposta ao item (a) é diferente da velocidade escalar obtida no Exemplo 9.9.
Passo 1
E aí! tudo certinho?
Nesse problema temos uma casca cilíndrica com raio e massa que é ligada ao eixo por meio de raios com momentos de inércia desprezíveis.
A partir daí temos que calcular a velocidade da massa suspensa no instante em que ela atinge o solo.
Tem ideia de como fazemos isso?
Veja só!
Passo 2
- Considerando o exemplo mencionado, com o momento de inércia a velocidade vai ser:
- Essa expressão é menor que a do cilindro sólido! Uma maior quantidade da massa do cilindro está concentrada em sua borda, portanto, para uma determinada velocidade, a energia cinética do cilindro é maior. Uma fração maior da energia potencial é convertida em energia cinética do cilindro e, portanto, temos um valor menor disponível para a massa em queda.
Substituindo as equações...
Vamos isolar em um lado da igualdade
Tranquilo até aqui?
Passo 3
E aí! o que achou? Responde Aí!