39. Suponha que, na Terra, você consiga dar um pulo de 50   c m de altura. Você conseguiria escapar de um asteróide de 4,0   k m de diâmetro, com massa de 1,0 ⋅ 10 14   k g ?

Passo 1

Vamos pensar em você e o asteroide como um sistema isolado para que a energia mecânica seja conservada e possamos usar a conservação de energia.

Com isso podemos resolver o exercício de forma eficiente usando as informações dadas pelo enunciado.

Então vamos lá

Passo 2

Vamos fazer a conservação de energia assumindo que você consiga escapar. Uma coisa que precisamos ter em mente é que o R f será a soma do raio do asteroide ( R a ) com a distância entre você e o asteroide ( r ) , ou seja:

1 2 m v o c ê v f 2 - G M a m v o c ê R a + r = 1 2 m v o c ê v i 2 - G M a m v o c ê R a

Quando você escapar e houver uma grande separação (grande mesmo hein, tipo r → ∞ ) você não terá mais uma velocidade então nossa conservação de energia ficará:

1 2 m v o c ê v i 2 = G M a m v o c ê R a ⇒ v i 2 = 2 G M a R a

Substituindo os valores dados pelo enunciado:

v i = 2 ( 6,67 ⋅ 10 - 11   N   m 2 / k g ² ) ( 1,0 ⋅ 10 14 k g ) 2,0 ⋅ 10 3   m = 2,58   m / s

Ou seja, você precisa ter uma velocidade mínima de 2,58   m / s para escapar do asteroide. Mas você tem? É isso que vamos descobrir.

Passo 3

Agora vamos calcular a sua velocidade de salto na terra e a equação da conservação de energia será:

1 2 m v i 2 + m g y i = 1 2 m v f 2 + m g y f

Sendo nosso início do movimento no chão (nossa origem) e quando a gente atinge a altura máxima atingimos o repouso vamos ter:

1 2 m v i 2 + 0   J   = 0   J + m g y f

Vamos isolar o v i e susbstituindo os valores que nós temos:

v i 2 = 2 9,8   m / s 0,50 m ⇒ v i = 3,13   m / s

Comparando com o valor que encontramos no Passo 2 podemos ver que você pode escapar do asteroide.

Resposta

Sim!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

58 . Mostre que o período mínimo de um satélite em órbita em torno de um planeta esférico de densidade uniforme ρ é T m í n = 3 π G ρ í independente do raio do planeta.
49 . Suponha que você seja ágil o suficiente para correr através de uma superfície horizontal a 8,50m / s , independentemente do valor do campo gravitacional. Qual seria ( a ) o raio e ( b ) a massa d
Um satélite orbita o Sol com período de translação de 1,0 dia. Qual é o raio da órbita?
11.16E Um satélite de comunicação tem órbita circular com raio 4,22 × 10 4km . Calcule a energia por quilograma do satélite gasta para desloca-lo desde a superfície da Terra e colocá-lo em órbita.
11.13E Os satélites de comunicação devem parecer estacionários quando vistos de um ponto fixo na Terra. Isso significa que eles devem orbitar em círculos no plano do equador do equador, com período ig