Um transmissor de radar T está em repouso em um referencial que se move para a direita com velocidade v em relação ao referencial S(Fig.37-33). Um contador mecânico ( que pode ser considerado um relógio) do referencial S´, com um período ( no referencial ), faz com que o transmissor T emita pulsos de radar, que se propagam com a velocidade da luz e são recebidos por R, um receptor do referencial S. (a) Qual é o período do contador do ponto de vista do observador A, que está em repouso no referencial S? (b) Mostre que, no receptor R, o intervalo de tempo entre os pulsos recebidos não é em , mas
(c) Explique por que o receptor R e o observador A, que estão em repouso no mesmo referencial, medem um período diferente para o transmissor T. (Sugestão: um relógio em um pulso de radar não são a mesma coisa.)
Passo 1
Como a fonte está se movendo nós teremos efeitos relativísticos de dilatação temporal que são dados pela transformada de Lorentz:
- Segundo a equação 37-7 nós teremos que o período observado por A será:
- O período observado por R será o inverso da frequência emitida pela fonte, Logo:
- O efeito Doppler envolve dois diferentes fenômenos: a dilatação do tempo quando a fonte está em movimento e a variação do intervalo dentre os picos acontece quando os sinais periódicos emitidos por uma fonte em movimento são captados por um receptor que está parado com relação a fonte. Para podermos medir o efeito de dilatação do tempo nós precisamos usar medidas que comparem as leituras de um relógio em movimento com as de dois relógios do observador parado.
Passo 2
mas devido a efeitos relativísticos e a fonte está se movendo contra R nós teremos que:
, logo
Passo 3
Resposta