Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 62
No trapézio voador. Em um novo circo, Maria oscila em um trapézio, projeta-se em um ângulo de e deve ser segurado por João, cujas mãos estão a acima e horizontalmente do ponto de lançamento de Maria (Figura ). Despreze a resistência do ar.
a) Qual deve ser a velocidade inicial de Maria para que ela seja segurada por João?
b) Para a velocidade inicial calculada em , qual é o módulo, a direção e o sentido da velocidade de Maria quando ela é segurada por João?
c) Supondo que Maria possua a velocidade inicial calculada em (a), faça diagramas , , e para o movimento dos dois trapezistas. Seus gráficos devem mostrar o movimento para cima até o instante em que Maria alcança João.
d) Na noite de estreia, João não consegue segurar Maria. Qual a distância horizontal percorrida por Maria, a partir de seu ponto inicial, até o momento em que ela atinge a rede de segurança situada a abaixo de seu ponto inicial?
Passo 1
Oi, galerinha! Tudo bom?
Pode não parecer, mas essa é uma questão de lançamento obliquo, onde Maria que vai percorrer essa trajetória e ela tem que alcançar a mão de João para que não caia.
Vamos organizar os dados que o problema nos dá:
Beleza? Agora vamos usar a fórmula do livro texto:
Bora começa!
Passo 2
Agora é só substituir os valores que temos e lembrar que a aceleração da gravidade vale . Daí ficamos só com a variável :
Jogando tudo isso na calculadora chegamos ao valor da velocidade inicial,
Show?
Passo 3
Para achar o módulo e a direção precisamos das componentes verticais horizontais do vetor velocidade. Na horizontal temos:
E na vertical o movimento não é constante, então precisamos determinar o instante que a Maria é segurada pelo João. Na posição e com velocidade o tempo é:
E da equação pra velocidade no MRUV:
E o módulo da velocidade vai ser:
E a direção é dada pela tangente do ângulo inicial:
Bacana, não é?
Passo 4
Agora vamos aos gráficos!
Maria parte da origem e em ela encontra o João na posição . Na horizontal o movimento dela é constante, com velocidade . Na vertical o movimento dela é variado, com velocidade inicial de . As equações de movimento e seus respectivos gráficos são:
- Na horizontal:
- Na vertical:
Tranquilo até aqui?
Passo 5
Usando a equação que já usei lá no passo :
Usando os mesmos valores iniciais de temos:
E o problema pede a distância horizontal quando :
Ficamos com uma equação de segundo grau em . Usando bhaskara teremos as raízes:
Jogando tudo isso na calculadora e pegando a solução positiva:
E aí! o que achou? Responde Aí!
Resposta