Três cargas puntiformes, cada uma delas com uma carga inicial igual a + 1,2   μ C são colocadas nos vértices de um triângulo equilátero, de lado 0,5   m . Qual é a energia potencial do sistema?(Considere U igual a zero quando a distância entre as cargas for infinita.)

Passo 1

A energia total desse sistema vai ser igual a soma da energia de cada próton e como todas as partículas possuem a mesma carga.

U = 1 4 π ϵ o q 2 r 1 + 1 4 π ϵ o q 2 r 2 + 1 4 π ϵ o q 2 r 3

Por se tratar de um triângulo equilátero, as cargas estão equidistantes uma da outra. Então:

U = 3 4 π ϵ o q 2 r

U = 3 4 π 8,66 ⋅ 10 - 12 1,2 ⋅ 10 - 6 2 0,5

U = 0,078   J

Resposta

U = 0,078   J

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a)Mostre que uma expressão aproximada para a massa M de um átomo é M a p = A m p , em que A é um número de massa e m p é a massa do próton. Para os nuclídeos (b) H - 1 (c) P - 31 , (d) S n - 120 , (e
Determine a energia potencial U ( r ) de uma carga puntiforme q num ponto r de um campo eletrostático uniforme E.
Uma esfera está uniformemente carregada, com carga total q . Determine o potencial V em pontos internos e externos à esfera e trace um gráfico de V em função da distância ao centro.
Uma esfera está uniformemente carregada, com carga total q . Tomando q = - e , com carga puntiforme + e no centro da esfera como modelo para o átomo de hidrogênio, qual é a expressão do potencial?
Calcule a energia potencial de interação entre dois dipolos p 1 e p 2 , sendo r o vetor de posição de p 2 em relação a p 1 (com r ) muito maior que as dimensões dos dipolos).Obtenha o resultado geral.