Um tubo de órgão, aberto nas duas extremidades, possui uma frequência fundamental de . Se uma das extremidades do tubo é, agora, fechada, a frequência fundamental passa a ser (a) (b) (c) (d) .
Passo 1
Olá! Então, ele dá a frequência fundamental de um órgão aberto nas duas extremidades. E depois pede a frequência desse órgão se uma das extremidades for fechada.
Bem, para resolver essa, a gente precisa lembrar a expressão da frequência fundamental para o tubo aberto nas duas extremidades e para o tubo aberto em uma das extremidades.
- aberto nas duas extremidades: a expressão da frequência para esse caso é a mesma que para o caso de uma corda presa nas duas extremidades e vale
- fechado em uma das extremidades: a expressão da frequência para esse caso é a mesma que para o caso de uma corda presa em uma das extremidades e vale
Passo 2
Percebe que a única coisa que mudou foi o fato de uma das extremidades fechar. Então as outras letrinhas continuam as mesmas e . Elas vão ser iguais para os dois casos.
Como temos uma frequência e queremos a outra, é uma boa a gente achar uma relação entre essas duas frequências do passo anterior.
Podemos fazer isso dividindo uma expressão pela outra:
Passo 3
Agora é só a gente substituir o valor da frequência no tubo aberto-aberto, que ele deu!
É o que está na letra (a)!
Resposta
Letra (a):