Enunciado

Use a lei de conservação da massa-energia para mostrar que a energia liberada no decaimento β + é positiva quando a massa do átomo neutro original é maior que a massa do átomo final. (Veja sugestão do problema 49 ).

Passo 1

Olá, tudo bem?

Vou começar escrevendo a reação. O átomo original X decai e se transforma em um núcleo Y com o mesmo valor de A e 1 unidade menos no numero atômico Z :

X Z + → Y Z - 1 + + β + Z - 1 A Z A

Para obter átomos neutros, vamos somar Z - 1 elétrons dos dois lados, o que ficamos é com a massas dos átomos neutros!

X + → Y + β + Z - 1 A Z A

Passo 2

E em termos das massas teremos:

Δ m = M X Z A + - M Y Z - 1 A - m e

Δ m = M X Z A - m e - M Y Z - 1 A - m e = M X Z A - M Y Z - 1 A - 2 m e

Passo 3

Então, o decaimento β + ocorrerá enquanto a massa do átomo neutro original for maior que a soma da massa do átomo neutro do produto e duas massas de elétrons.

Beleza? Vamos pra próxima? =D

Resposta

E n t ã o ,   o   d e c a i m e n t o   β +   o c o r r e r á   e n q u a n t o   a   m a s s a   d o   á t o m o   n e u t r o   o r i g i n a l

  f o r   m a i o r   q u e   a   s o m a   d a   m a s s a   d o   á t o m o   n e u t r o   d o   p r o d u t o   e   d u a s   m a s s a s   d e   e l é t r o n s .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um isótopo radioativo X, com meia vida de 27,4d , decai a outro isótopo radioativo, Y, com meia vida de 18,7d . Este último decai a um isótopo estável, Z. Estabeleça e resolva as leis de velocidade da
Use a lei do decaimento radioativo para determinar a atividade de: uma amostra de 1,0 g de U O 2 235 ( t 1 2 = 7,1 × 10 8a ); uma amostra de 1,0 g de cobalto que é 1,0% de C o 60 ( t 1 2 = 5 , 26a );
O Sol emite energia radiante na velocidade de 3,9 × 10 2 6J . s - 1 . Qual é a velocidade de perda de massa (em quilogramas por segundo) do Sol?
Calcule a energia em joules equivalente a: 1,00 kg de matéria;1,00 lb de matéria ( 1l b = 454g ) ; um nêutron; um átomo de hidrogênio.
78. Foi descoberto um planeta em que a vida baseia-se no silício, e não no carbono. Entretanto, um impacto, atividade do silício-32 a, que tem a meia-vida de 1,6 × 10 2 , foi medida em amostras retira