Os valores de densidade na Tabela 14.1 são listados em ordem crescente. Um estudante de química observa que os quatro primeiros elementos químicos incluídos também estão listados em ordem crescente de massa atômica. (a) Veja se há uma relação simples entre densidade e massa atômica para todos os oito elementos nessa tabela. (Veja no Apêndice D suas massas atômicas em gramas por mole.) (b) Você consegue desenhar urna linha reta ou uma curva simples atravessando os pontos para achar uma relação "simples"? (c) Explique por que "Átomos com mais massa resultam em sólidos mais densos" não conta a história toda.

Passo 1

Falai galerinha, tudo certo:

Como diria a Viúva Negra, “Ainda somos amigos, certo?”

Boraaa fazer essa comigo

Para resolvemos essa questão, devemos aplicar nossos conhecimentos sobre massa atômica, densidade e tentar encontrar uma relação entre elas.

  1. Analisando a tabela periódica e a tabela 14.1, vemos que um aumento até certo ponto da massa molar é acompanhada de uma maior densidade. Sabendo disso, ao analisar a situação do chumbo, mercúrio, ouro e platina, vemos uma relação decrescente em relação à massa molar.
  2. Já por outro lado, olhando as densidades, pode se observar que essas se relacionam inversamente. Ou seja, a platina é a mais densa e possui menor massa molar.

    Portanto, não se observa uma relação simples entre massa molar e densidade.

    Passo 2

  3. Visto que não há uma relação simples entre massa molar e densidade, visto que os quatro últimos elementos da tabela invertem essa relação, não se faz possível traçar uma linha reta ou uma curva simples que atravesse todos os pontos.
  4. Portanto, não é possível traçar uma reta ou uma curva simples para encontrar a relação entre massa molar e densidade.

    Passo 3

  5. Nem sempre os átomos com mais massas resultam em sólidos mais densos, visto que o que determina a densidade de um solido é sua célula unitária, que depende de diversos fatores, o que inclui o modo de organização dos átomos. Os sólidos e o mercúrio, nessa tabela, não se organizam de forma semelhante, portanto, não é linear ou quadrática a relação entre a massa molar e a densidade do material.

Portanto, visto que como os materiais se estruturam de maneira diferente, nem sempre átomos com mais massa resultam em sólidos mais densos.

“Nós somos Groot”

Resposta

  1. Portanto, não se observa uma relação simples entre massa molar e densidade.
  2. Portanto, não é possível traçar uma reta ou uma curva simples para encontrar a relação entre massa molar e densidade.
  3. Portanto, visto que como os materiais se estruturam de maneira diferente, nem sempre átomos com mais massa resultam em sólidos mais densos.

Exercícios de Livros Relacionados

As densidades do ar, do hélio e do hidrogênio (para p = 1,0 atm e T = 20 ºC) são 1,20 k g / m 3 , 0,166 k g / m 3 e 0,0899 k g / m 3 , respectivamente. (a) Qual é o volume em metros cúbicos deslocado
Em águas salgadas, um colete salva-vidas com volume de 0,0400 m 3 suportará uma pessoa de 75,0 kg (densidade média de 980 k g / m 3 ), com 20% de seu volume acima da superfície da água quando o colete
Um bloco de madeira mede 0,600 m de comprimento, 0,250 m de largura e 0,080 m de espessura. A densidade desse bloco é 700 k g / m 3 . Qual deve ser o volume de chumbo que pode ser amarrado debaixo do
A propaganda de um carro afirma que ele flutua na água. (a) Sabendo-se que a massa do carro é igual a 900 kg e seu volume interno é de 3,0 m 3 , qual é a fração do carro que fica submersa quando ele f
Um cubo de gelo de massa igual a 16,4 g flutua em um copo de 420 c m 3 completamente cheio de água. A tensão superficial da água e a variação da densidade com a temperatura são desprezíveis (quando el