98. Qual é variação do período de um pêndulo simples quando a aceleração da gravidade varia de ? (Sugestão: O novo período é obtido substituindo-se no lugar de :
Para obter uma expressão aproximada, desenvolva em série o fator usando o teorema binomial (Apêndice ) e mantendo apenas os dois primeiros termos:
Os outros termos contêm potências mais elevadas de e são muito pequenos se for pequeno.) Expresse o seu resultado como uma variação fracionária do período em função da variação fracionária . Um relógio de pêndulo mede corretamente o tempo em um local onde , mas verifica-se que ele atrasa por dia em um local mais elevado. Use o resultado da parte para calcular o valor de nesse novo local.
Passo 1
Para resolver o item tudo o que temos que fazer é seguir a sugestão do enunciado, temos que:
Separando os termos que contêm e , ficamos com:
Agora basta fazer a expansão proposta pelo enunciado.
Para resolver o item temos que usar o resultado do item , onde vamos isolar , que é a gravidade do novo local e então substituir os valores que conhecemos.
Passo 2
Vamos achar o que é pedido no item , aplicando a expansão do enunciado na fórmula que temos no passo , ficamos com:
Lembrando que:
Temos que:
Escrevendo como o enunciado quer, temos:
Passo 3
Agora vamos usar o seguinte resultado de para resolver o item , temos:
Somando um termo dos dois lados:
Antes de continuarmos a encontrar a nova gravidade, temos que saber o período inicial do movimento, antes dos acréscimos. O enunciado fala que estamos lidando com um relógio e que ele atrasa por dia então ele tem esse acréscimo no total de segundos que ele tem um dia, que é , logo:
Então continuando o cálculo, ficamos com:
Então, temos: