Enunciado
Física - Fundamentos de Física - Mecânica Volume 1 - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 4.4 - Ex. 16
Um vento moderado acelera um seixo sobre um plano horizontal com uma aceleração constante . No instante , a velocidade é de . Quais são o (a) módulo e o (b) ângulo do seixo após ter se deslocado paralelamente ao eixo ?
Passo 1
Temos uma aceleração constante certo? Então a gente pode usar a equação do sorvetão (. Como queremos a distância de um movimento realizado em , nessa equação usaremos apenas as componentes desse eixo.
Multiplicando tudo por e rearrumando temos
Passo 2
Agora precisamos resolver essa equação do segundo grau. Lembra como faz? A solução é isso aqui ó:
A única solução que nos interessa é a de positivo, por que o movimento acontece para . Assim
Passo 3
Temos o tempo, agora precisamos das duas componentes da velocidade para chegar no módulo. Vamos calcular elas a partir dessa equação: , no entanto, cada componente terá sua equação separada.
Passo 4
Temos as duas componentes e agora para calcular o módulo (a) vamos fazer um Pitágoras pensando nesses dois valores como catetos, lados de um triângulo.
Passo 5
Além disso em (b) é pedido o ângulo entre essas duas componentes. Esse ângula é calculado pela função inversa da tangente aí em sua calculadora e ele ficará mais ou menos assim:
Resposta
- (b)