Verdadeiro ou falso:

(a) A energia total de um sistema não pode mudar.

(b) Quando você salta no ar, o chão realiza trabalho sobre você, aumentando sua energia mecânica.

(c) O trabalho realizado por forças de atrito devem sempre diminuir a energia mecânica total de um sistema.

(d) Comprimir 2 cm de uma mola, a partir de sua posição frouxa, requer mais trabalho do que estica-la de 2 cm, a partir de sua posição frouxa.

Passo 1

Bom galera, esta é bem teórica e, por isso, vamos analisar cada uma separadamente.

(a) Então, o que ele quer saber é se um sistema tem um tipo de energia, como a energia mecânica ou a térmica, ela vai permanecer com o mesmo valor sempre.

Só que isso não é verdade. Se a gente diz que o nosso sistema é a panelinha com miojo. E a gente fornece calor a essa panela, a temperatura aumenta e cozinha o miojo.

Ou seja, o sistema recebe energia que vira energia térmica e química.

Então, além de a energia mudar de forma em um sistema, ela também pode mudar de valor por exemplo, caso a gente adicione calor ou realize trabalho sobre ele.

Assim a energia total do sistema pode mudar. O que não muda é a energia total do universo. Essa não muda e segue aquela história do “nada se cria, tudo se conserva”.

Então essa falsa, tá?

Passo 2

(b) Cara, você pula porque seus músculos fazem trabalho.

Quando você tá lá cansadão, e tenta pular, nem do chão você sai né? E se você está cheio de energia (a energia química do seu organismo) você pula bem alto.

Então o que acontece quando você pula é que a energia química no seu corpo se transforma em energia mecânica nos seus músculos e aí você pula.

O chão fica paradão e não faz nada. Então ele não realiza trabalho sobre você.

Essa é falsa também!

Passo 3

(c) Cara, essa afirmação aí tá tentando enganar a gente ein?

Ele diz que o atrito sempre diminui a energia de um sistema. Mas vamos pensar em um exemplo. Se você coloca um bloco numa rampa e ele fica parado. Por que ele fica parado?

Porque há a força de atrito estático mantendo o bloco parado. O que acontece com a energia do sistema formado pelo bloco quando ele continua parado? Nada!

Então aqui o atrito serve para deixar a energia constante aqui nesse exemplo e não para diminuir a energia.

Mais uma falsa!

Obs: essa questão tenta enganar a gente porque quem sempre diminui a energia do sistema é o atrito cinético. E não só o atrito de forma geral.

Passo 4

d) Então galera, o trabalho necessário para esticar ou comprimir uma mola a uma determinada distância varia conforme o quadrado dessa distância x . E tem essa fórmulinha:

W = k x 2 2

Se a mola tiver constante elástica k , e como ele diz, for comprimida x = 2   c m = 0,02   m :

W = k 0,02 2 2

Agora se for esticada

W = k 0,02 2 2

Sendo assim, o trabalho é o mesmo, independentemente de a mola ser esticada ou comprimida. Também falsa!

Resposta

Todas são falsas.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um homem de 70,0k g pula de uma janela e vai cair em uma rede de salvamento dos bombeiros, 11,0m abaixo da janela. Ele para momentaneamente, após a rede ter esticado 1,50m . Supondo que a energia mecâ
A mola de uma espingarda de brinquedo tem uma constante elástica de 700N / m . Para atirar uma bola, a mola é comprimida e a bola é introduzida no cano da espingarda. O gatilho libera a mola, que empu
Um professor de física está sentado em sua cadeira, que desliza sobre rolamentos sem atrito, sendo empurrado para cima de um plano inclinado a 30,0° acima da horizontal. A massa total do professor com
Um estudante propõe um projeto com uma barreira para amortecer batidas de automóveis no qual um veículo esportivo de 1700 kg se movendo a 20,0 m/s se choca contra uma mola de massa desprezível que faz
A represa Grand Coulee possui 1270 m de comprimento e 170 m de altura. A potência elétrica de saída obtida dos geradores em sua base é aproximadamente igual a 2000 MW. Quantos metros cúbicos de água d