Uma viga homogênea de 3,0   m de comprimento e 500 N de peso está suspensa horizontalmente. No lado esquerdo está presa a uma parede por uma dobradiça; no lado direito é sustentada por um cabo pregado na parede a uma distância D acima da viga. A tensão de ruptura do cabo é 1200   N . (a) Que valor de D corresponde a essa tensão? (b) Para que o cabo não se rompa, D deve aumentar ou diminuir em relação a esse valor?

Passo 1

Falaaaa galerinha do RespondeAí, show de bolinhas com vocês?

Se liga só, nesse exercício aqui a gente precisa determinar a distância D que uma viga deve estar suspensa através de um cabo como na figura abaixo:

Onde T é a tensão exercida pelo cabo na viga, enquanto que a força de 500   N é a força peso da viga.

Sabendo disso, podemos utilizar as equações do equilíbrio para calcular a distância D que aguenta a tensão máxima T = 1200   N no cabo.

Passo 2

Show de bolinhas, pra facilitar nossas contas, como não conhecemos as forças de apoio que atuam na dobradiça, podemos calcular o somatório dos torque em relação ao ponto que passa pela dobradiça na viga. Teremos que:

∑ τ = 0

Sendo assim:

∑ τ = 3,0   m T sen ⁡ θ - 3,0 2 m 500 = 0

Como queremos a tensão máxima de ruptura T = 1200   N , podemos isolar sen ⁡ θ , de modo que:

sen ⁡ θ = 3 500 2 3 T

sen ⁡ θ = 250 T

Segue que:

sen ⁡ θ = 250 1200

sen ⁡ θ = 0,208

Logo:

θ = arcsen ⁡ 0,208

θ = 12,02 °

Passo 3

A malandragem disso tudo, é que a viga e parede de tamanho D formam um triângulo retângulo, então podemos aplicar as relações trigonométricas para descobrir a distância D , como elas formam o cateto oposto e o cateto adjacente podemos usar a relção com a tangente, tal que:

tan ⁡ θ = D 3,00

Como vimos que θ = 12,02 ° , vamos obter que:

tan ⁡ 12.02 ° = D 3,00

0,213 = D 3,00

Portanto:

D = 0,64   m

Passo 4

Belezera, agora na letra (b), queremos saber se para que o cabo não se rompa, D deve aumentar ou diminuir em relação ao valor que acabamos de encontrar. Pra isso, podemos pegar primeiro a relação que encontramos no Passo 2, entre o seno e tensão T :

sen ⁡ θ = 250 T

Se a gente isolar T , teremos:

T = 250 sen ⁡ θ

Isso quer dizer, que a tensão T diminui, a medida que sen ⁡ θ aumenta, ou melhor, se sen ⁡ θ aumenta isso quer dizer que o ângulo θ está aumentando. De modo que podemos reescrever nossa frase como:

A tensão T diminui, a medida que o ângulo θ aumenta. Portanto, se a gente quer que o ângulo aumente, o distância D deve aumentar.

Resposta

(a) 0,64     m

(b)Aumentar

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um bloco de massa m está sendo levantado verticalmente por uma corda uniforme de massa M e comprimento L . A corda está sendo puxada para cima por uma força aplicada em sua extremidade superior, e a c
Um bloco de 10 kg está suspenso do teto de um elevador por uma corda feita para aguentar uma tensão de 150 N. Pouco depois do elevador começar a subir, a corda se rompe. Qual foi a mínima aceleração d
Um objeto de 40,0k g é suportado por uma corda vertical. A corda e o objeto são acelerados para cima, a partir do repouso, até atingir uma rapidez de 3,50m / s em 0,700s ; (a) Desenhe o diagrama de co
Um helicóptero de 15000k g está baixando um caminhão de 400k g até o chão por um cabo de comprimento fixo. O caminhão, o helicóptero e o cabo estão descendo a 15m / s e devem ser freados até 5m / s no
Duas caixas de 100k g são arrastadas sobre uma superfície horizontal sem atrito com uma aceleração constante de 1,00m / s ² ², como mostrado na Figura 4-53. Cada corda tem uma massa de 1,00k g . Encon