Enunciado
Física - Fundamentos de Física - Mecânica Volume 1 - 10ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 10º - Capítulo 1.Problemas Adicionais - Ex. 55
O vinho de uma grande festa de casamento será servido em um deslumbrante vaso de vidro lapidado em forma de paralelepípedo com dimensões internas de (altura). O vaso deve ser enchido até a borda. O vinho pode ser adquirido em garrafas, cujos tamanhos aparecem na lista abaixo. É mais barato comprar uma garrafa maior do que comprar o mesmo volume de vinho em garrafas menores (a) que tamanhos de garrafa devem ser escolhidos e quantas garrafas de cada tamanho devem ser adquiridas para que o gasto total seja o menor possível? (b) depois eu o vaso estiver cheio, quanto vinho vai sobrar (b) em número de garrafas normais e (c) em litros?
1 garrafa normal
1 magnum = 2 garrafas normais
1 jeroboão = 4 garrafas normais
1 roboão = 6 garrafas normais
1 matusalém = 8 garrafas normais
1 salmanasar = 12 garrafas normais
1 baltazar = 16 garrafas normais= 11,356 L
1 nabucodonosor = 20 garrafas normais
Passo 1
O volume do recipiente será:
Passo 2
(a) Dividimos então pelo valor dado de e multiplicamos o resultado pelo numero de garrafas correspondentes e esse valor:
Passo 3
Como o maior tamanho é o nabucodonosor, que equivale a 20 garrafas, ficamos com:
Que resultará em 3 nabucodonosores e 7,63 garrafas normais que é um pouco menos que um matusalém (8 garrafas normais).
Portanto, o gasto total será o menor possível para um matusalém e 3 nabucodonosores
Passo 4
(b) Subtraindo o número de garrafas de um matusalém pelo número de garrafas que sobraram dos nabucodonosores, conseguimos obter, em garrafas, a quantidade extra:
Passo 5
Usando o fator de conversão dado no enunciado para 16 garrafas, ficamos com: