Você aproxima um tubo fechado de comprimento ajustável de um fio esticado de 62,0 cm de comprimento e massa igual a 7,25 g sob uma tensão de 4.110 N. Você quer ajustar o comprimento do tubo de modo que, quando ele produzir som em sua frequência fundamental, esse som faça o fio vibrar em seu segundo sobretom com uma amplitude bastante grande. Que comprimento o tubo deve ter?
Passo 1
Fala galera, bora lá! Para a resolução desta questão será utilizada, considerando exclusivamente o caso de fios esticados, a relação existente entre a velocidade de propagação de uma onda, a tensão do fio e sua densidade linear, apresentada na fórmula abaixo:
: tensão
: velocidade
: densidade linear
Com os dados do exercício, calcula-se a densidade linear do fio:
Passo 2
Com tal dado, calcula-se a velocidade de propagação das ondas no fio:
Passo 3
A frequência fundamental das ondas sonoras no tubo fechado é dada pela fórmula abaixo:
: frequência
: velocidade
: comprimento
A frequência no tubo pode então ser determinada, considerando a velocidade equivalente à do ar :
Passo 4
A frequência no segundo sobretom (3° harmônico) do fio é dada pela fórmula abaixo:
Com a velocidade das ondas já determinada, calcula-se então a frequência das ondas no fio:
Passo 5
Igualando-se a frequência das ondas sonoras do tubo com a frequência das ondas propagadas no fio (condição imposta pelo exercício), determina-se o comprimento do tubo:
Portanto, para que as ondas do tubo façam o fio vibra em seu segundo sobretom, o tubo deve possuir o seguinte comprimento:
Resposta
Portanto, para que as ondas do tubo façam o fio vibra em seu segundo sobretom, o tubo deve possuir o seguinte comprimento: