Um canhão é rigidamente fixo a uma carreta, que pode se mover por trilhos horizontais, mas é ligado a um poste por uma mola grande, inicialmente não esticada e com uma força constante de , como mostra a Figura P8.60. O canhão dispara um projétil de a uma velocidade de 1 direcionado a acima da horizontal. (a) Presumindo que a massa do canhão e sua carreta seja de , encontre a velocidade de recuo do canhão. (b) Determine a extensão máxima da mola. (c) Encontre a força máxima que a mola exerce na carreta. (d) Considere que o sistema consiste no canhão, carreta e projétil. O momento desse sistema é conservado durante o disparo? Sim ou não? Por quê?
Passo 1
E aiii gente, tudo bem com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo!
Letra a:
Use a conservação do momento da componente horizontal para o sistema:
Passo 2
Letra b:
Passo 3
Letra c:
Passo 4
Letra d:
A carreta exerce uma força externa vertical (a força normal) sobre o canhão e impede que ele recue verticalmente. O momento não é conservado na direção vertical. A mola não tem tempo para se esticar durante o disparo do canhão. Assim, nenhuma força externa horizontal é exercida sobre o sistema, imediatamente antes e logo após o disparo. O momento deste sistema é conservado na direção horizontal durante este intervalo.
Resposta
- A carreta exerce uma força externa vertical (a força normal) sobre o canhão e impede que ele recue verticalmente. O momento não é conservado na direção vertical. A mola não tem tempo para se esticar durante o disparo do canhão. Assim, nenhuma força externa horizontal é exercida sobre o sistema, imediatamente antes e logo após o disparo. O momento deste sistema é conservado na direção horizontal durante este intervalo.