Enunciado
Física - Príncipios de física - Serway - Princípios De Física: Mecânica Clássica e Relatividade - Ed: 5º - Capítulo 8.Problemas - Ex. 07
Dois blocos de massas e são colocados em uma superfície horizontal sem atrito. Uma mola leve é atada ao bloco de maior massa e os blocos são empurrados juntos com a mola entre eles (Fig. P8.7). Uma corda que inicialmente mantinha os blocos juntos é queimada; depois disso, o bloco de massa move-se para a direita com uma velocidade de . (a) Qual é a velocidade do bloco de massa m? (b) Encontre a energia potencial elástica original do sistema, considerando . (c) A energia original está na mola ou na corda? (d) Explique sua resposta à parte (c). (e) O momento do sistema é conservado no processo de queima-separação? Explique como isso é possível considerando que (f) há grandes forças agindo, e (g) não há movimento anterior nem muito movimento posteriormente.
Passo 1
E aiii gente, tudo bem com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo!
Letra a:
Para o sistema de dois blocos Portanto,
Passo 2
Letra b:
Passo 3
Letra c:
A energia original está na mola.
Passo 4
Letra d:
Uma força teve que ser exercida sobre um deslocamento para comprimir a mola, transferindo energia para ela pelo trabalho. A corda exerce força, mas sem deslocamento.
Passo 5
Letra e:
O momento do sistema é conservado com o valor zero.
Passo 6
Letra f:
As forças nos dois blocos são forças internas, que não podem mudar a dinâmica do sistema. Então, o sistema é isolado.
Passo 7
Letra g:
Mesmo que haja administração depois, os momentos finais são de magnitude igual em direções opostas, então o momento final do sistema ainda é zero.
Resposta
- A energia original está na mola.
- Uma força teve que ser exercida sobre um deslocamento para comprimir a mola, transferindo energia para ela pelo trabalho. A corda exerce força, mas sem deslocamento.
- O momento do sistema é conservado com o valor zero.
- As forças nos dois blocos são forças internas, que não podem mudar a dinâmica do sistema. Então, o sistema é isolado.
- Mesmo que haja administração depois, os momentos finais são de magnitude igual em direções opostas, então o momento final do sistema ainda é zero.