Enunciado

No Exemplo 3.5, encontramos a aceleração centrípeta da Terra conforme ela se move ao redor do Sol. Com a informação contida no final deste livro, calcule a aceleração centrípeta de um ponto na superfície da Terra na linha do Equador causado pela rotação da Terra sobre seu eixo.

Passo 1

Aqui, galerinha, uma das informações que o enunciado sugere é exatamente a velocidade de rotação do nosso planeta Terra na linha do Equador, que divide o mundo em dois hemisférios, Norte e Sul.

É sobre essa linha que a terra tem a maior velocidade de rotação, valendo aproximadamente 1600 km/h.

Outra informação é o raio do planeta, de aproximadamente 6400 km.

Com isso a gente calcula tranquilamente a aceleração centrípeta da terra, que vai equivaler a aceleração da gravidade! A gente vai ter:

a c p = 1600   k m / h 2 6400   k m

∴ a c p = 400   k m / h 2

Resposta

a c p = 400   k m / h 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

29. Seu companheiro de quarto está trabalhando em sua bicicleta, que está virada para baixo. Ele faz girar a roda de 60c m de diâmetro, e você nota que um pedacinho de lama preso nela dá três voltas p
25. Uma torre de 300m de altura é construída sobre o equador. Quão mais rapidamente se move um ponto do topo da torre em relação a um ponto de sua base? O raio da Terra é de aproximadamente 6.400k m .
26. Com que rapidez um avião deve voar ao longo do equador terrestre de modo que o Sol pareça parado para os passageiros? Em que sentido o avião deve voar, de leste para oeste ou de oeste para leste?
28. O raio da órbita aproximadamente circular da Terra em torno do Sol é de 1,5 ⋅10 11m . Determine o módulo ( a ) da velocidade da Terra, ( b ) de sua velocidade angular e da ( c ) aceleração centríp
13 . No movimento circular uniforme, quais das seguintes grandezas são constantes: rapidez, velocidade instantânea, velocidade tangencial, aceleração radial, aceleração tangencial? Quais delas são nul