Há (pode-se dizer) três teorias igualmente importantes de movimento para uma partícula isolada: a Segunda Lei de Newton, que afirma que a força total sobre a partícula causa sua aceleração; o teorema trabalho-energia cinética, que afirma que o trabalho total realizado sobre a partícula causa variação na sua energia cinética; o teorema impulso-momento, que afirma que o impulso total sobre a partícula causa variação em seu momento. Neste problema, você irá comparar as previsões das três teorias em um caso particular. Um corpo de tem velocidade de . Então, uma força resultante constante age no corpo por . (a) Calcule a velocidade final do corpo, utilizando o teorema impulso-momento. (b) Calcule a aceleração de (c) Calcule a aceleração de . (d) Encontre o vetor deslocamento do corpo . (e) Encontre o trabalho feito no corpo a partir de . (f) Encontre a energia cinética final a partir de . (g) Encontre a energia cinética final a partir de . (h) Compare os resultados das respostas para as partes (b) e (c) e as respostas para as partes (f) e (g).
Passo 1
E aiii gente, tudo bem com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo!
Letra a:
Passo 2
Letra b:
Passo 3
Letra c:
Passo 4
Letra d:
Passo 5
Letra e:
Passo 6
Letra f:
Passo 7
Letra g:
Passo 8
Letra h:
As acelerações calculadas de maneiras diferentes estão em concordância. As energias cinéticas calculadas de maneiras diferentes também. As três teorias são consistentes.
Resposta
- As acelerações calculadas de maneiras diferentes estão em concordância. As energias cinéticas calculadas de maneiras diferentes também. As três teorias são consistentes.