Responda sim ou não a cada uma das questões a seguir.
a.Um sistema corpo-Terra pode ter energia cinética e não ter energia potencial gravitacional?
b.Ele pode ter energia potencial gravitacional e não ter energia cinética?
c.Ele pode ter os dois tipos de energia no mesmo momento?
d.Ele pode não ter nenhuma dessas energias?
Passo 1
Aqui é bem simples, meus queridos, e pra isso a gente pode pensar numa montanha-russa como exemplo.
a.Uma montanha russa pode estar se movimentando – logo, tendo energia cinética – mas não ter energia potencial gravitacional?
A resposta é SIM. Quando a montanha-russa estiver passando com uma determinada velocidade no ponto mais baixo da sua trajetória, sua energia potencial vai ser nula, mas ela vai sim ter energia cinética!
Passo 2
b.A montanha-russa pode ter só energia potencial gravitacional e não ter energia cinética?
A resposta também é SIM. Sabe aquelas montanhas-russas que dão aquela freada assustadora no ponto mais incrivelmente alto de todo o percurso, imediatamente antes de “cair” com toda a velocidade?
Bom, nesse momento que esteve parada, sem velocidade, ela não tinha energia cinética, mas tinha energia potencial, uma vez que estava beeem alta no percurso, certinho?
Passo 3
c.Essa aqui é mais uma vez SIM. A montanha-russa quando tá correndo em partes do percurso que não são as mais baixas – de energia potencial nula – ela por consequência tem energia cinética (por estar correndo) e também vai ter energia potencial, belezinha??
Passo 4
d.Também aqui a resposta seria SIM.
Seria o caso da montanha-russa na posição mais baixa do percurso, só que dessa vez parada! Nisso, ela vai ter energia potencial e energia cinética nulas, certo, gente?
Resposta
a. Sim
b. Sim
c. Sim
d. Sim