P1 de Física 2 da UFRJ - 2018.2
Física 2 - UFRJ
Um recipiente de volume , com paredes rígidas e condutoras, contém um gás a pressão e temperatura . Outro recipiente de volume , também com paredes rígidas e condutoras, contém outro gás, a pressão e temperatura . Estes recipientes são colocados em contato mútuo, mas isolados termicamente da vizinhança. Ao atingirem o equilíbrio térmico, podemos afirmar que:
- Nada se pode afirmar sobre as temperaturas, pressões e volumes.
Um barco pesqueiro navegando rio abaixo, chega ao mar no local em que a densidade da água do mar é 5,0% maior do que a densidade da água do rio. Comparando a situação do barco em repouso no rio com a do barco em repouso após chegar no mar, são feitas as afirmações a seguir:
I. O volume submerso do barco diminui quando este passa do rio para o mar.
II. O empuxo realizado pela água do mar sobre o barco é igual, em módulo, ao empuxo realizado pela água do rio sobre o barco.
III. O barco desloca o mesmo volume de água tanto no mar quanto no rio.
Dessas afirmações são corretas:
- I e III.
- II e III.
- todas.
- I e II.
- nenhuma delas.
Dois blocos de mesma massa , porém de materiais diferentes, chumbo (Pb) e alumínio (Al), estão cobertos de água, suspensos por um fio acima do fundo de um aquário e completamente submersos. Assinale a afirmação correta, sabendo que
- O empuxo é maior no bloco de chumbo do que no de alumínio;
- O empuxo é maior no bloco de alumínio do que no de chumbo;
- O empuxo é o mesmo em ambos os blocos;
- Necessita mais informação para saber qual dos blocos sofre maior empuxo;
- Não há empuxo atuando nos blocos.
Um pote de azeitonas é feito de vidro e sua tampa de alumínio, conforme figura.
Afim de abrir o pote à temperatura ambiente, um aluno de Física II utiliza as seguintes estratégias usando uma quantidade ilimitada de água quente a :
I. Aquece a tampa mas não aquece o vidro.
II. Aquece o vidro mas não aquece a tampa.
III. Aquece ambos, a tampa e o vidro.
Admitindo que nos três casos o aluno aguardou o equilíbrio térmico com a água quente, podemos dizer que, dessas estratégias, será(ão) eficiente(s) apenas a(s):
- I e II.
- II e III.
- I.
- III.
- I e III.
Quantas pedras de gelo de a você precisa colocar num jarro de um litro de água (1 l = ) a para resfriá-la até . O calor específico da água vale e o do gelo aproximadamente metade disto. O calor latente de fusão da água vale .
- 5
- 11
- 20
- 10
Consideremos um fluido incompressível realizando um escoamento estacionário como mostrado
na figura. Escreva a velocidade do fluido em função de e .
Um chafariz é feito usando-se um tubo em preenchido com um líquido de densidade , conforme figura. Do lado esquerdo a área da seção transversal do tubo é e do lado direito a área da seção transversal do tubo é . A saída do chafariz, do lado direito, está a uma altura do êmbolo e tem área igual ao tubo. Suponha que e que a pressão atmosférica seja . Qual o valor da força externaque se deve aplicar sobre o êmbolo para que o líquido saia do chafariz com uma velocidade
?
Um barômetro de mercúrio marca ao nível do mar. Quando ele é levado para uma altitude de , a altura da coluna de mercúrio passa a ser a metade, . Admita que a atmosfera é aproximadamente isotérmica, de forma que a pressão é proporcional a densidade do ar . Se o mesmo barômetro for levado até uma altitude de , a altura da coluna de mercúrio passará a ser
Um grande recipiente está cheio de água em seu interior. Um objeto é mantido completamente submerso na água a uma profundidade abaixo da superfície horizontal da água. O objeto é deslocado para uma profundidade maior, onde . Comparando o valor da força necessária para manter o objeto na profundidade com a força necessária para manter o objeto na profundidade , podemos afirmar que:
Ver solução completa