P3 de Física 2 da UNICAMP - 2017.2 (diurno)
Física 2 - UNICAMP
Uma massa de um metal tem sua temperatura aumentada até sua temperatura de fusão, por um forno de potência . Se a potência do forno é mantida por um tempo até que o metal se liquefaça, o calor latente de fusão do metal é dado por:
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaO calor específico do chumbo é 0,03 cal/g. Se 1000 g de pequenas esferas de chumbo a 100 são misturados com 20 g de água (calor específico de 1 cal/(g)) a 70 em um recipiente termicamente isolado, a temperatura final da mistura é:
a) 88;
b) 85;
c) 80;
d) 90;
e) 95.
Ver solução completaSe, quando a temperatura de uma moeda de cobre aumenta de 100 , o diâmetro da moeda aumenta de 0,17%, a área de uma das faces da moeda aumenta de:
a) 0,34%;
b) 0,17%;
c) 0,51%;
d) 0,13%;
e) 0,27%;
Ver solução completaSe um gás se expande livremente no vácuo:
a) a expansão é adiabática, o trabalho realizado é zero, a energia interna do gás permanece a mesma e a temperatura do gás permanece a mesma;
b) a expansão é adiabática, o trabalho realizado é zero, a energia interna do gás diminui e a temperatura do gás diminui;
c) a variação de entropia é zero;
d) a expansão é adiabática, o gás realiza trabalho sobre o ambiente, e a energia interna do gás diminui;
e) a expansão ocorre a uma pressão constante;
Ver solução completaQuando um sistema passa do estado i para o estado f seguindo a trajetória iaf no diagrama p-V da figura, Q = 50 cal e W = 20 cal. Ao longo da trajetória ibf Q = 36 cal. O trabalho W ao longo da trajetória ibf é:
a) 6 cal;
b) – 6 cal;
c) 2 cal;
d) 12 cal;
e) 18 cal.
Ver solução completaConsidere um gás hipotético no qual as partículas constituintes podem ser encontradas com apenas 5 possíveis velocidades, de acordo com a tabela a seguir:
= 100 m/s : 3 partículas
= 140 m/s : 4 partículas
= 200 m/s : 7 partículas
= 230 m/s : 10 partículas
= 250 m/s : 6 partículas
A velocidade mais provável das partículas é:
a) 230m/s
b) 202 m/s
c) 200 m/s
d) 210 m/s
e) 240 m/s
Ver solução completaUm gás ideal é levado de uma temperatura inicial Ti a uma temperatura final maior Tf ao longo de duas trajetórias reversíveis. A trajetória A é a pressão constante e a trajetória B é a volume constante. Qual é a relação entre as variações de entropia do gás para essas trajetórias?
a) ;
b) ;
c) ;
d) apenas se a temperatura inicial for baixa;
e) apenas se a temperatura inicial for elevada;
Ver solução completaSe um gás ideal monoatômico com N moléculas está em equilíbrio térmico com um gás diatômico com o mesmo número de moléculas e o equilíbrio térmico é mantido quando a temperatura aumenta, a razão entre as variações da energia interna dos dois gases, / é:
a) 5/3;
b) 1;
c) 1/2;
d) 3/5;
e) 2;
Ver solução completaUma máquina de Carnot recebe 3.000 J na forma de calor de um reservatório térmico que está a uma temperatura = 500 K e rejeita calor para um reservatório térmico que está a uma temperatura = 325 K. Qual é a eficiência dessa máquina de Carnot?
a) 35%;
b) 25%;
c) 15%;
d) 20%;
e) 50%;
Ver solução completaUm gás monoatômico ideal, a uma temperatura inicial (em K), se expande de um volume inicial para um volume 2 por cinco processos indicados no diagrama T-V da figura. O único processo que pode corresponder a uma expansão adiabática é:
a) AF;
b) AB;
c) AC;
d) AD;
e) AE;
Ver solução completaUm mol de um gás ideal diatômico, contido num recipiente munido de um pistão móvel, inicialmente a , se expande isotermicamente de um volume até que o seu volume triplique. A seguir sofre uma contração isobárica à pressão P até voltar ao seu volume inicial. Finalmente, o gás é aquecido isocoricamente até voltar à temperatura inicial.Considere que não ativa graus de liberdade vibracionais das moléculas do gás. Use .
a) Desenhe o diagrama PV associado, indicando todos os pontos relevantes. Deixe claro cada um dos processos descritos acima.
b) Calcule a temperatura T do gás ao final da compressão isobárica, em termos de e R, a constante dos gases ideais.
c) Calcule o trabalho total realizado pelo gás,em termos de e R.
d) Calcule o calor trocado durante o aquecimento isocórico,em termos de e R.
e) Calcule o rendimento deste ciclo.
Ver solução completaNuma máquina térmica, o agente é um mol degás ideal de coeficiente adiabático, que executa o ciclo da figura abaixo, onde BC é uma adiabática e CA uma isoterma.Definindo =,= e = , em termos de r, , , e :
a) Calcule PC;
b) Calcule PB;
c) Calcule TB;
d) Calcule o trabalho no processo BC;
e) Calcule a variação da entropia do gás no processo CA.
Observação: Qualquer resultado que não esteja fornecido no formulário em anexo deve ser DEMONSTRADO.
Ver solução completa