Exercícios Mais Acessados UTFPR - Halliday Vol 3 - 9°ed de Física 3 da UTFPR - Corrente e Resistência
Física 3 - UTFPR
(Cap 26 Ex – 9) O módulo 1 da densidade de corrente em um fio cilíndrico de raio é dado por , com em amperes por metro quadrado e a distância radial r em metros . Qual é a corrente que passa em um anel, concêntrico com o fio, cujo raio interno é e cujo raio externo é ?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 9) O módulo da densidade de corrente em um fio cilíndrico com de raio é dado por , onde é a distância do centro do fio em metros e . Qual é a corrente que passa em um anel concêntrico com o fio, com de largura, situado a 1,20 mm do centro do fio ?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 11) Determine a corrente em um fio de raio se o módulo da densidade de corrente é dado por (a) e (b) , onde é a distância radial e . (c) Para qual das duas funções a densidade de corrente perto da superfície do fio é maior?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 15) Uma bobina é formada por 250 espiras de fio isolado de cobre calibre 16 (diâmetro: ) enroladas em uma única camada em uma forma cilíndrica de de raio. Qual é a resistência da bobina? Despreze a espessura do isolamento. (Sugestão: use a Tabela 26-l.)
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 5) Um feixe de partículas contém íons positivos duplamente carregados por centímetro cúbico, todos se movendo para o norte com uma velocidade de Determine (a) o módulo e (b) a direção da densidade de corrente J. (c) Que grandeza adicional é necessária para calcular a corrente total i associada a esse feixe de íons?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 1) Durante os 4,0 min em que uma corrente de 5,0 A atravessa um fio, (a) quantos coulombs e (b) quantos elétrons passam por uma seção reta do fio?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 32) A atmosfera inferior da Terra contém íons negativos e positivos que são produzidos por elementos radioativos do solo e por raios cósmicos provenientes do espaço. Em uma certa região, a intensidade do campo elétrico atmosférico é e o campo é dirigido verticalmente para baixo. E e campo faz com que íons com uma unidade de carga positiva e uma densidade de se movam para baixo, enquanto íons com uma unidade de carga negativa e uma densidade de se movam para cima (Fig26-27). O valor experimental da condutividade do ar nessa região é . Determine (a) o módulo da densidade de corrente e (b) a velocidade de deriva dos íons, supondo que é a mesma para íons positivos e negativos.
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 41) Uma diferença de potencial de é aplicada a um aquecedor de ambiente cuja resistência de operação é . (a) Qual é a taxa de conversão de energia elétrica em energia térmica? (b) Qual é o custo de 5,0 h de uso do aquecedor se o preço da eletricidade é ?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 29) Uma diferença de potencial de é estabelecida entre as extremidades de um fio de cobre de de comprimento com um raio de . Qual é a carga que passa por uma seção reta do fio em 3,00 ms?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 34) A Fig. 26-28 mostra um fio 1, com de diâmetro, e um fio 2, com de diâmetro, ligados por um trecho de fio em que o diâmetro varia gradualmente. O fio é de cobre e está sendo percorrido por uma corrente distribuída uniformemente ao longo de qualquer seção reta do fio . A variação do potencial elétrico V ao longo do comprimento do fio 2 é . O número de portadores de carga por unidade de volume é . Qual é a velocidade de deriva dos elétrons de condução no fio l ?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 23) Quando uma diferença de potencial de é aplicada às extremidades de um fio de de comprimento com um raio de , o módulo da densidade de corrente é . Determine a resistividade do fio.
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 47) Um elemento de aquecimento feito de Nichrome, com uma seção reta de , é submetido a uma diferença de potencial de . O fio de Nichrome tem uma resistividade de
- Se o fio dissipa , qual é o comprimento do fio?
- Qual deve ser o comprimento do fio para que a mesma dissipação seja obtida com uma tensão de 100 V?
(Cap 26 Ex – 65) Uma diferença de potencial V é aplicada a um fio de seção reta A , comprimento L e resistividade p. Estamos interessados em mudar a diferença de potencial aplicada e esticar o fio para que a potência dissipada seja multiplicada por 30,0 e a corrente seja multiplicada por 4,00. Supondo que a densidade do fio não muda, determine (a) a razão entre o novo comprimento e L; (b) a razão entre a nova seção e A.
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 35) Na Fig. 26-29, uma corrente elétrica atravessa um tronco de cone circular reto de resistividade , raio menor , raio maior e comprimento . A densidade de corrente é uniforme ao longo de uma seção reta perpendicular ao eixo do objeto. Qual é a resistência do objeto?
Ver solução completa(Cap 26 Ex – 27) Dois condutores são feitos do mesmo material e têm o mesmo comprimento. O condutor A é um fio maciço de de diâmetro; o condutor B é um tubo oco com um diâmetro externo de e um diâmetro interno de . Qual é a razão entre as resistências dos dois fios, ? As resistências são medidas entre as extremidades dos fios.
Ver solução completa