Exercícios Mais Acessados UTFPR - Halliday Vol 3 - 9°ed de Física 3 da UTFPR - Campos Magnéticos
Física 3 - UTFPR
(Cap 28 – Ex 2) Uma partícula com uma massa de e uma carga de se move em uma região onde existe um campo magnético uniforme e a aceleração da gravidade é . A velocidade da partícula é constante e igual a , perpendicular ao campo magnético. Qual é o campo magnético?
Ver solução completa(Capítulo 28 – Problemas Adicionais – Exercício 76) O espectrômetro de massa de Bainbridge, mostrado de forma esquemática na Fig. 28-53, separa íons de mesma velocidade. Depois de entrar no aparelho através das fendas colimadoras e , os íons passam por um seletor de velocidade composto por um campo elétrico produzido pelas placas carregadas e e por um campo magnético perpendicular ao campo elétrico e à trajetória dos íons. Os íons que passam pelos campos cruzados e sem ser desviados entram em uma região onde existe um segundo campo magnético, , que os faz descrever um semicírculo. Uma placa fotográfica ( ou, mais recentemente, um detector) registra a chegada dos íons. Mostre que a razão entre a carga e a massa dos íons é dada por , em que é o raio do semicírculo.
Ver solução completa(Capítulo 28.8 – Exercício 45) Um fio de 50,0 cm de comprimento é percorrido por uma corrente de 0,500 A no sentido positivo do eixo x na presença de um campo magnético . Em termos dos vetores unitários, qual é a força que o campo magnético exerce obre o fio?
Ver solução completa(Capítulo 28 – Problemas Adicionais – Exercício 67) Um relógio de parede estacionário tem um mostrador circular com de raio. Seis espiras de fio são enroladas no mostrador; o fio conduz uma corrente de no sentido horário. No local onde o relógio se encontra existe um campo magnético uniforme de (que não impede o relógio de mostrar corretamente a hora).
Exatamente às 13 h, o ponteiro das horas do relógio aponta na direção do campo magnético. (a) Após quantos minutos o ponteiro de minutos do relógio aponta na direção do torque exercido pelo campo magnético sobre a bobina? (b) Determine o módulo do torque.
Ver solução completa(Capítulo 28.9 – Exercício 49) A Fig. 28-44 mostra uma bobina retangular de cobre, de 20 espiras, com de altura e de largura. A bobina conduz uma corrente de e dispõe de uma dobradiça em um dos lados verticais. Está montada no plano xy, fazendo um ângulo com a direção de um campo magnético uniforme de módulo . Em termos dos vetores unitários, qual é o torque em relação à dobradiça que o campo exerce sobre a bobina?
Ver solução completa(Capítulo 28.10 – Exercício 57) Uma bobina circular de 160 espiras tem um raio de 1,90 cm. (a) Calcule a corrente que resulta em um momento dipolar magnético de módulo . (b) Determine o valor máximo do torque a que a bobina é submetida quando, sendo percorrida por essa corrente, é colocada na presença de um campo magnético uniforme de módulo 35,0 mT.
Ver solução completa(Capítulo 28 – Problemas Adicionais – Exercício 74) Uma partícula de carga 2,0 C está se movendo na presença de um campo magnético uniforme. Em um certo instante, a velocidade da partícula é e a força magnética experimentada pela partícula é . As componentes e do campo magnético são iguais. Qual é o campo ?
Ver solução completa(Capítulo 28.8 – Exercício 47) Uma barra de cobre de 1,0 kg repousa em dois trilhos horizontais situados a 1,0 m de distância um do outro e é percorrida por uma corrente de 50 A. O coeficiente de atrito estático entre a barra e trilhos é 0,60. Determine (a) o módulo e (b) o ângulo (em relação à vertical) do menor campo magnético que faz a barra se mover.
Ver solução completa