Exercícios Mais Acessados UTFPR - Halliday Vol 3 - 9°ed de Física 3 da UTFPR - Potencial Elétrico
Física 3 - UTFPR
(Capítulo 24.1 – Exercício 1) Uma certa bateria de automóvel de pode fazer passar uma carga de (amperes-horas) por um circuito, de um terminal para o outro da bateria. (a) A quantos Coulombs corresponde essa quantidade de carga? (Sugestão: veja a Eq. 21-3.) (b) Se toda a carga sofre uma variação de potencial elétrico de 12 V, qual é a energia envolvida?
Ver solução completa(Capítulo 24.5 – Exercício 4) Duas placas paralelas condutoras de grande extensão estão separadas por uma distância de 12 cm e possuem densidades superficiais de cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos nas faces internas. Uma força eletrostática de age sobre um elétron colocado na região entre as duas placas. (Despreze o efeito de borda.)
a) Determine o campo elétrico na posição do elétron.
b) Determine a diferença de potencial entre as placas.
Ver solução completa(Capítulo 24.7 – Exercício 17) Na figura abaixo, qual é o potencial elétrico no ponto P devido às quatro partículas se V = 0 no infinito, q = 5,00 fC e d = 4,00 cm?
Ver solução completa(Capítulo 24.9 – Exercício 28) A Fig. abaixo mostra uma barra fina de plástico que coincide com o eixo x. A barra tem um comprimento L = 12,0 cm e uma carga positiva uniforme Q = 56,1 fC uniformemente distribuída. Com V= 0 no infinito, determine o potencial elétrico no ponto do eixo x, a uma distância d = 2,50 cm de uma das extremidades da barra.
Ver solução completa(Capítulo 24.9 – Exercício 27) Na Fig. abaixo, três barras finas de plástico têm a forma de quadrantes de circunferência com o mesmo centro de curvatura, situado na origem. As cargas uniformes das barras são = +30 nC, = +3,0 e = - 8,0. Determine o potencial elétrico na origem.
Ver solução completa(Cap. 24 – Ex. 30)
O rosto sorridente da Fig. Abaixo é formado por três elementos:
1: Uma barra fina com uma carga de e a forma de uma circunferência completa com 6,0 cm de raio;
2: Uma segunda barra fina com uma carga de e a forma de um arco de circunferência com de raio, concêntrico com o primeiro elemento, que subtende um ângulo de ;
3: Um dipolo elétrico cujo momento dipolar é perpendicular ao diâmetro da primeira barra que passa pelo ponto médio da segunda barra e cujo módulo é
Determine o potencial elétrico no centro da circunferência.
Ver solução completa(Capítulo 24.7 – Exercício 13) Determine (a) a carga e (b) a densidade superficial de cargas de uma esfera condutora de 0,15 m de raio cujo potencial é 200 V (considerando no infinito).
Ver solução completa(Capítulo 24.10 – Exercício 35) O potencial elétrico no plano xy é dado por . Em termos dos vetores unitários, qual é o campo elétrico no ponto ?
Ver solução completa(Capítulo 24.9 – Exercício 29) Na Fig. abaixo, determine o potencial elétrico produzido na origem por um arco de circunferência de carga = +7,21 pC e duas partículas de cargas = 4,00 e = -2,00. O centro de curvatura do arco está na origem, o raio do arco é R = 2,00 m e o ângulo indicado é = 20,0º.
Ver solução completa(Capítulo 24.9 – Exercício 23)
(a) A figura (a) mostra uma barra não condutora de comprimento e densidade linear de cargas positivas uniforme . Considere no infinito. Qual é o valor de no ponto situado a uma distância acima do ponto médio da barra?
(b) A figura (b) mostra uma barra idêntica à do item (a), exceto pelo fato de que a metade da direita agora está carregada negativamente; o valor absoluto da densidade linear de cargas continua a ser em toda a barra. Com no infinito, qual é o valor de no ponto ?
Ver solução completa(Capítulo 24.5 – Exercício 9) Uma placa não condutora infinita possui uma densidade superficial de cargas . (a) Qual é o trabalho realizado pelo campo elétrico produzido pela placa se uma partícula de carga é deslocada da superfície da placa para um ponto P situado a uma distância d = 3,56 cm da superfície da placa? (b) Se o potencial elétrico V é definido como zero na superfície da placa, qual é o valor de V no ponto P?
Ver solução completa(Capítulo 24.11 – Exercício 44) Na figura abaixo, sete partículas carregadas são mantidas fixas no lugar para formar um quadrado com 4,0 cm de lado. Qual é o trabalho necessário para deslocar para o centro do quadrado uma partícula de carga +6e inicialmente em repouso a uma distância infinita?
Ver solução completa