P1 de Física 4 da UFRJ - 2009.1
Física 4 - UFRJ
Considere uma rede de difração com ranhuras por milímetro. A rede é iluminada com um feixe estreito de luz verde , que incide perpendicularmente sobre a mesma.
Os feixes têm intensidade e diâmetro igual a . O padrão de interferência é formado sobre um anteparo paralelo à rede de difração situado a de distância.
- Calcule o número de ranhuras que atuarão efetivamente como fontes secundárias (ou fontes de Huygens) nesta experiência.
- Calcule o valor máximo da razão .
- Calcule a diferença angular entre os dois mínimos adjacentes ao máximo central.
- Quantos zeros há entre o máximo central e um máximo de primeira ordem?
- Escolha uma escala apropriada e faça um esboço do gráfico da razão em função de representando o máximo central e a disposição do primeiro zero.
Um feixe de luz de comprimento de onda incide perpendicularmente sobre um filme fino de de espessura e índice de refração igual a .
Parte da luz penetra no filme e é refletida na face interna inferior do filme.
- Calcule o número de comprimentos de onda contidos ao longo da trajetória da luz dentro do filme, desde o ponto de incidência até o ponto de saída da luz na face superior.
- Calcule a diferença de fase entre a onda refletida na face superior e a onda emergente proveniente da reflexão na face interna inferior.
O vetor de Poynting associado com uma onda eletromagnética harmônica que se propaga no vácuo é dado por:
E é medido em .
- Qual a direção e o sentido de propagação da onda? Justifique a sua resposta.
- Suponha que em e no plano o campo elétrico aponte no sentido do eixo . Determine a expressão vetorial do campo elétrico associado a este vetor de Poynting.
- Determine o vetor campo magnético associado com este vetor de Poynting.
- Calcule o comprimento de onda e a frequência desta onda harmônica.
- Calcule a força exercida sobre uma superfície perfeitamente refletora, perpendicular à direção de propagação da onda cuja área vale .
Em uma demonstração de interferência com ondas sonoras, cinco alto-falantes emitem ondas de frequência igual a e intensidade .
Os alto-falantes estão em fase e separados entre si por uma distância de . A disposição geométrica dos alto-falantes é mostrada na figura abaixo.
As medidas da intensidade do som são feitas por um experimentador que se posiciona sobre a reta , a do plano que contém os alto-falantes. A velocidade do som no ar nas CNTP é de .
Considere os alto-falantes como fontes puntiformes, e despreze efeitos de reflexão nas paredes do laboratório.
- Calcule o valor máximo da razão , onde é a intensidade de um alto-falante.
- Calcule a distância linear sobre a reta de observação entre o máximo central e um máximo principal de primeira ordem.
- Quantos zeros há entre dois máximos principais consecutivos?
- Faça o diagrama de fasores correspondente ao primeiro mínimo.