P1 de Física 4 da UFRJ - 2014.1
Física 4 - UFRJ
Uma onda plana luminosa, polarizada ao longo do eixo se propaga na direção positiva do eixo (no vácuo).
Uma expressão possível para o campo elétrico da luz é:
Nenhuma das anteriores
Ver solução completaUma figura de interferência é produzida por luz monocromática de comprimento de onda igual a proveniente de uma fonte distante incidindo sobre duas fendas idênticas paralelas separadas por uma distância (entre seus centros) .
Verifica-se que o máximo de interferência está ausente na figura de interferência. Qual é a largura que cada fenda pode ter?
;
;
;
;
;
Ver solução completaConsidere quatro ondas eletromagnéticas planas, monocromáticas e linearmente polarizadas propagando-se no vácuo cujos campos elétricos em um ponto sejam dados pelas seguintes expressões:
Que condições devem ser satisfeitas para que o campo elétrico resultante neste ponto seja nulo?
O campo elétrico nesse ponto não pode ser nulo sob quaisquer condições.
O campo elétrico nesse ponto é sempre nulo.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Ver solução completaUma radiação eletromagnética, de comprimento de onda se propagando no ar, incide perpendicularmente sobre um plano contendo uma única fenda, cuja largura é .
Uma figura de difração é observada sobre um anteparo situado à uma distância do plano da fenda. Determine:
- a posição angular dos mínimos de difração observados no anteparo no intervalo ;
- o número de máximos observados no intervalo ;
- a diferença espacial entre os mínimos de difração de ordem e ;
Uma fábrica deseja cobrir a superfície plana de um bloco de material translúcido de índice de refração com uma película de material também translúcido de índice de refração .
Contudo, é de fundamental importância verificar como isso afeta o ângulo crítico para a reflexão interna total da luz que, proveniente do interior do bloco, atravessa a película e atinge a interface desta com o ar.
No intervalo de a , para que faixa de ângulos de incidência da luz na interface bloco-película, a luz passa para o ar?
a ;
a ;
a ;
a ;
a ;
a ;
Nenhuma das anteriores;
Ver solução completaUma radiação eletromagnética não polarizada se propaga no vácuo, com o módulo do seu vetor campo elétrico sendo dado por .
Ela incide perpendicularmente sobre um conjunto de duas placas polarizadoras: a primeira placa tem a sua direção de polarização fazendo um ângulo com a direção positiva do eixo OZ, enquanto que na segunda placa , o mesmo ângulo é .
A radiação transmitida através do conjunto de placas incide, então, perpendicularmente sobre uma superfície , que absorve da intensidade, refletindo o restante.
Sabendo que a amplitude inicial do campo elétrico da onda eletromagnética é , determine:
- a intensidade da onda incidente na superfície ;
- o módulo da força exercida pela radiação sobre a superfície , considerando que a radiação ilumina uma área de ;
- as componentes , , e , do vetor campo elétrico da radiação eletromagnética que incide sobre , após atravessar o conjunto de placas polarizadoras;
- o vetor campo magnético da onda eletromagnética do ítem acima.
Considere um feixe de luz monocromática com comprimento de onda que se propaga no ar e incide quase perpendicularmente numa camada de vidro com índice de refração , muito fina, de espessura igual a .
Podemos afirmar que o feixe refletido, em relação ao feixe incidente, terá uma intensidade:
igual a do feixe incidente
menor do que a do feixe incidente
maior do a do feixe incidente
com os dados fornecidos não é possível afirmar nada
nenhuma das respostas anteriores
Ver solução completaConsidere um quadro pontilhista, feito com pontos circulares de tinta, separados por uma distância média de (o quadro não foi feito com tinta espalhada continuamente). Se olharmos de muito perto distinguiremos os pontos, mas se olharmos de longe, teremos a impressão de que o quadro foi pintado de forma contínua.
Se considerarmos que o comprimento médio da luz visível é de e que a pupila humana tem um diâmetro de , a distância mínima entre o quadro e nossos olhos, que nos permite distinguir os pontos será de aproximadamente igual a:
Nenhuma das anteriores
Ver solução completaConsidere duas fontes luminosas de ondas de mesmo comprimento de onda , mas que são geradas com uma diferença de fase igual a . As duas fontes estão separadas por uma distância .
Considere um observador que mede a intensidade da luz resultante, situado na linha reta que une as duas fontes, a uma distância de uma delas. Se este observador se mover ao longo do eixo ele verá:
Pontos de máximo e mínimo de intensidade quando variar .
Regiões de intensidade máxima para qualquer .
Regiões de intensidade mínima para qualquer .
Com os dados fornecidos não é possível afirmar nada.
Nenhuma das respostas anteriores.
Ver solução completa