P3 de Física III da UFF - 2019.2
Uma onda sonora se propaga até encontrar uma parede, refletindo e produzindo eco. Uma pessoa posicionada a da parede não ouve nenhum som. Ao caminhar em direção à parede, em linha reta e perpendicular à mesma, ela percebe o som proveniente da onda sonora, mas após se mover ela deixa de ouvir qualquer som novamente. Qual o comprimento da onda sonora original?
Onde um objeto deve ser colocado na frente de uma lente convergente para obter uma imagem virtual?
- No ponto focal
- Com o dobro da distância focal
- Maior que a distância focal
- Entre o ponto focal e a lente
- Entre a distância focal e o dobro da distância focal
Uma fonte sonora emite um som que se propaga até uma ouvinte localizada a uma certa distância . Uma parede, paralela à reta ligando fonte e ouvinte, se encontra a uma certa distância de ambos (ver figura). A parede reflete o som, e a onda sonora refletida chega à ouvinte e interfere com o som que vem diretamente da fonte. A ouvinte não ouvirá som algum apenas se:
- As distâncias e forem iguais.
- A distância for um número inteiro de comprimentos de onda.
- A distância for um número ímpar de meio comprimentos de onda.
- A distância for um número inteiro de comprimentos de onda.
- A distância for um número ímpar de meio comprimentos de onda.
Qual diagrama de raio está correto? Os três raios em cada diagrama são distinguidos por diferentes tipos de linhas.
- A
- B
- C
- D
- E
Em um experimento de fenda dupla, uma aluna observa que a intensidade máxima luminosa, no centro de cada franja brilhante, vale (candela, unidade clássica de intensidade luminosa). A aluna resolve então, com um instrumento cortante apropriado, abrir mais uma fenda, ao lado da segunda, de forma que a separação entre a terceira fenda e a segunda seja igual à separação entre a segunda e a primeira. Qual a diferença entre a nova intensidade luminosa máxima e a anterior?
- a menos (franjas menos brilhantes com a terceira fenda).
- a menos (franjas menos brilhantes com a terceira fenda).
- a mais (franjas mais brilhantes com a terceira fenda).
- a mais (franjas mais brilhantes com a terceira fenda).
- Nenhuma.
O enunciado abaixo se refere às questões 5 e 6!
Um raio luminoso, vindo do ar (cujo índice de refração vale ), incide sobre a superfície de um vidro que possui espessura de e índice de refração . O ângulo entre o raio luminoso e a superfície vale, como ilustrado na figura ao lado.
5) Com que ângulo, com respeito à direção original de propagação, o raio é refratado para dentro do vidro, aproximadamente?
Duas fendas separadas por são iluminadas com luz verde (). Calcule a distância (em cm) da região central brilhante até a quinta faixa brilhante se a tela estiver atrás das fendas.
A luz passa por uma rede com e é observada em uma tela de de largura posicionada a atrás da rede. Três franjas brilhantes são detectadas por um sensor foto-sensível em cada lado da franja central. Qual o valor máximo possível para o comprimento de onda da luz usada?
A diferença de fase entre as duas ondas que dão origem a uma franja escura no experimento de fenda dupla de Young é (onde m = número inteiro)
- zero
Uma pesquisadora está analisando uma estrela distante usando uma rede de difração que possui (ou ). No entanto, a rede é danificada acidentalmente e ela é forçada a trocar por uma que possui , mantendo o resto do experimento intacto. Que modificação ela percebe nas franjas luminosas observadas?
- O espaçamento entre as franjas dobra.
- O espaçamento entre as franjas cai pela metade.
- A intensidade luminosa do centro das franjas é duplicada.
- A intensidade luminosa do centro das franjas é reduzida a um quarto.
- A cor das franjas é alterada.
Um arranjo experimental de interferência de fenda dupla (incluindo fonte de luz, fendas e anteparo) é observado no ar. Depois ele é todo submergido em água e novamente observado. Como o padrão de franjas se modifica?
- Nada muda, ele permanece igual.
- Todas as franjas se deslocam para um mesmo lado, assim como os raios de luz são desviados ao penetrarem numa piscina.
- As franjas se afastam umas das outras.
- As franjas de cada lado do máximo central todas se afastam juntas deste, mantendo sua distância relativa.
- As franjas se aproximam umas das outras.
Em um interferômetro de Michelson, uma cientista observa que o feixe combinado de duas cores diferentes produz um padrão de interferência no anteparo. Ela move um dos espelhos vagarosamente de uma distância de , e percebe que o padrão de interferência é modificado da seguinte forma: uma das cores alterna entre máximos e mínimos (i.e., sai de um máximo, passa por um mínimo e chega a um novo máximo ), enquanto a outra produz essa alternância . Quais as cores observadas pela cientista no anteparo?
- Amarelo e Laranja
- Violeta e Laranja
- Azul e Vermelho
- Azul e Verde
- Verde e Vermelho
O enunciado abaixo se refere às questões 5 e 6!
Um raio luminoso, vindo do ar (cujo índice de refração vale ), incide sobre a superfície de um vidro que possui espessura de e índice de refração . O ângulo entre o raio luminoso e a superfície vale, como ilustrado na figura ao lado.
6) Quanto vale o ângulo, com a superfície do vidro, com o qual emerge o raio luminoso do outro lado do vidro, após atravessar o mesmo completamente?
- Não há raio emergente do outro lado do vidro, pois ocorre reflexão interna total dentro do vidro.