Em um interferômetro de Michelson, uma cientista observa que o feixe combinado de duas cores diferentes produz um padrão de interferência no anteparo. Ela move um dos espelhos vagarosamente de uma distância de , e percebe que o padrão de interferência é modificado da seguinte forma: uma das cores alterna entre máximos e mínimos (i.e., sai de um máximo, passa por um mínimo e chega a um novo máximo ), enquanto a outra produz essa alternância . Quais as cores observadas pela cientista no anteparo?
- Amarelo e Laranja
- Violeta e Laranja
- Azul e Vermelho
- Azul e Verde
- Verde e Vermelho
Passo 1
Sabemos que o interferômetro de Michelson, esse carinha aqui...
É um instrumento capaz de se medir comprimento de onda da fonte luminosa. No nosso caso, nós temos duas fontes luminosas e a gente vai ver como encontrar o comprimento de onda delas e assim usar tabela de cores para matar a charada, ou seja, descobrir quais são as cores usadas no interferômetro.
Mas antes de começarmos, lembre-se que em um interferômetro de Michelson, o comprimento de onda vale...
Onde é variação da distância do espelho e é a quantidade de máximos e mínimos observados a medida que você move o espelho.
Passo 2
Então vejamos... Para a primeira cor, ela move um pouquinho o espelho ( ou ) e ela percebe que que há uma variação entre máximos e mínimos vezes. Isso significa que...
E...
Sendo assim, a primeira cor observada tem comprimento de onda de...
Ou ainda...
Só que é o mesmo que , então...
Então a primeira cor observada foi a...
Laranja!
Passo 3
Repetindo o processo para descobrir a segunda cor...
Mas dessa vez, (a segunda cor tem uma repetição de vezes entre máximos e mínimos)...
Ou seja, a terceira cor é a violeta!
Resposta
Letra B