1°EE de Química 1 da UFPE - 2019.1
Química 1 - UFPE
Coloca-se 50,0 g de amônia líquida, inicialmente a 239,7K (temperatura de ebulição de NH3), em um recipiente e adiciona-se 1000 g de amônia (molécula não-linear) gasosa, inicialmente a 298 K. Qual a temperatura final do sistema? Suponha que não há troca de calor com a vizinhança e que o processo ocorre a pressão constante e igual a 1 bar.
Massa molecular: e
Entalpia de vaporização, a 239, 4 K
Ver solução completaUm engenheiro decide testar as substâncias da tabela abaixo para uso como combustível. Qual dessas substâncias oferece a melhor eficiência energética por litro de combustível, considerando processos de combustão realizados a pressão constante?
Dados:
, e
Ver solução completaO sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) dissolve-se facilmente em água e sua entalpia de dissolução é +3,88 kJ/mol. Com relação a este processo, responde (justifique suas respostas):
- O valor de entalpia de dissolução favorece ou não o processo de dissolução?
- A variação de entropia do sistema é positiva ou negativa, quando o sal dissolve?
- Qual fator termodinâmico (entalpia ou entropia) é responsável pela dissolução do NaCl?
- Você espera que esse processo seja espontâneo em qualquer temperatura?
Calcule a variação da entropia quando um gás de N2 (molécula linear), inicialmente a uma pressão de 2,0 kPa, ocupando 2,94 m³ e a 10°C, sofre uma compressão para um volume final de 1,02 m³ e uma temperatura final de 70°C. Considere o comportamento do gás ideal.
Ver solução completaUm gás ideal, inicialmente a 305 K e 1,79 atm, ocupando um volume de 4,29 L, se expande até um volume de 6,52 L. Considere os dois caminhos possíveis a seguir: (a) expansão isotérmica reversível e (b) expansão livre isotérmica irreversível. Para cada caminho, calcule W, q, , , e . Justifique os cálculos
Ver solução completaColoca-se 50,0 g de amônia líquida, inicialmente a 239,7K (temperatura de ebulição de NH3), em um recipiente e adiciona-se 1000 g de amônia (molécula não-linear) gasosa, inicialmente a 298 K. Qual a temperatura final do sistema? Suponha que não há troca de calor com a vizinhança e que o processo ocorre a pressão constante e igual a 1 bar.
Massa molecular: e
Entalpia de vaporização, a 239, 4 K
Ver solução completa