Um engenheiro decide testar as substâncias da tabela abaixo para uso como combustível. Qual dessas substâncias oferece a melhor eficiência energética por litro de combustível, considerando processos de combustão realizados a pressão constante?
Dados:
, e
Passo 1
Fala aí, galera!!! Essa questão é bem legal de entendermos por causa da praticidade dela no dia-a-dia. Constantemente, quando a gente vai desenvolver um novo combustível, a primeira coisa que precisamos ver em termos de rentabilidade é a eficiência energética por litro de combustível. E note que, como estamos falando de eficiência energética, a gente quer ter no final das nossas contas alguma unidade de energia por unidade de volume (L), que nesse caso, provavelmente poderá ser J ou kJ, beleza?
Então, vamos ver o que o problema nos dá até agora?
Passo 2
Vamos tentar agora ver qual seria a combinação dessas variáveis que poderiam nos dar o que queremos? Em outras palavras, vamos fazer uma análise DIMENSIONAL?
Opa, maravilha!! Essa combinação de unidades nos deu quantidade de energia por uma unidade de volume, certo?
E se você for ver, olhando pras unidades o que eu fiz foi:
Então, bora no próximo passo calcular a MM das substâncias. Mas antes vamos fazer uma mudança aqui rapidinha... Você viu ali em cima que a unidade que saiu foi kJ/cm³ e queremos kJ/L, certo?
Então vamos fazer essa mudança rapidinha aqui!!
Passo 3
Passo 4
Usando a nossa fórmula final do passo 2, vamos ter:
Lembrando que esse sinal negativo só está ali pra dizer que há liberação de energia, portanto podemos analisar os números como valores em módulos!!
Portanto, o hidrocarboneto com maior eficiência energética é o nosso famoso metano!!!
Resposta
Metano, CH4.