UFRJ- Física 4 – P1 2018.2 - DIURNO - 5
Suponha que um raio de luz solar incida na superfície da água no ângulo de Brewster. Uma pessoa com óculos escuros dotado de filtro polarizador não vê os raios refletidos pela água. Pode-se afirmar que o eixo do polarizador dos óculos forma um ângulo de quantos graus com o plano de incidência?
- .
- A direção do eixo do polarizador é irrelevante nesta situação.
Passo 1
Aqui é importante nos lembrarmos da definição de plano de incidência, que é o plano que contém o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície. Portanto, o plano de incidência é perpendicular à superfície da água. Isso é fundamental aqui: o plano de incidência não é o plano da superfície da água!!! Fica ligado nisso, ok?
Agora, quando a luz incide sobre a superfície da água fazendo um ângulo com a normal igual ao ângulo de Brewster , a luz refletida estará apenas polarizada perpendicularmente ao plano de incidência e, portanto, estará polarizada paralelamente à superfície da água.
Isso significa que, se a incidência ocorre em , então o campo elétrico da luz refletida será paralela à superfície da água e perpendicular ao plano de incidência. Portanto, se a gente coloca os óculos com eixo de polarização perpendicular ao campo elétrico, não veremos os raios refletidos pela água.
Então, o eixo de polarização dos óculos, que é perpendicular ao campo elétrico (já que não estamos vendo a luz refletida!), será paralelo ao plano de incidência, ou seja, fará um ângulo de com o plano de incidência.
Resposta
Letra a).