14.35. Dois automóveis, A e B, de massa mA e mB, respectivamente, se deslocavam em sentidos opostos quando colidem frontalmente. Considera-se que o choque é perfeitamente plástico, e também que a energia absorvida por cada automóvel é igual à sua perda de energia cinética em relação a um sistema de referência móvel ligado ao centro de massa do sistema de dois veículos. Representando por EA e EB, respectivamente, a energia absorvida pelo automóvel A e pelo automóvel B, (a) mostre que EA/EB mA/mB, ou seja, que a quantidade de energia absorvida por cada veículo é inversamente proporcional à sua massa e (b) calcule e EA e EB, sabendo que mA 1.600 kg e mB 900 kg e que as velocidades de A e B são, respectivamente, de 90 km/h e 60 km/h.
Passo 1
Bora matar mais essa questão! Aqui a gente vai precisar usar o centro de massa do sistema. Lembra como a gente calcula as grandezas do centro de massa em um sistema de partículas? Só precisamos fazer a media ponderada pelas massas de tudo, então a velocidade do centro de massa vai ser calculada assim:
Passo 2
O sistema de referência está ligado ao centro de massa, então a gente tem que considerar cada velocidade como a velocidade relativa ao centro de massa. Vamos usar a transformação de Galileu para definir as velocidades dos carros em relação ao centro de massa.
Para o carro A temos:
Então
Vamos mexer um pouco mais na equação
E para o carro B, podemos fazer do mesmo jeito
Passo 3
Agora a gente tem as massas e as velocidades, então a gente tem tudo para calcular as energias.
Substituindo os valores
Se a gente abrir esse quadrado ficamos com a expressão:
Agora vamos fazer a energia do carro B
Agora vamos fazer a razão entre essas energias
Parece uma expressão grande, mas na verdade não é, se a gente olhar direitinho tem um que a gente pode cortar na fração, o termo é:
Esse termo aparece em cima e em baixo da fração. Então a equação fica o seguinte:
Então
Exatamente como queríamos demonstrar.
Passo 4
Agora para o item (b) vamos calcular a energia de cada carro, sabendo as massas e as velocidades. Nós já temos uma expressão para calcular a energia, mas a gente tem um problema... Para a energia ficar na unidade de Joules, precisamos da velocidade em , mas o exercício nos dá a velocidade em , mas a gente consegue fazer essa conversão, basta dividir a velocidade por :
Agora mão na massa! Vamos calcular a energia do carro A:
Substituindo os valores temos:
Passo 5
Mão na massa! Vamos calcular a energia do carro A:
Substituindo os valores temos:
E agora a energia do carro B:
Substituindo os valores: